sábado, 29 de junho de 2013

Grupamento Tático Municipal recebe certificado

Prefeito Rogério Cabral entrega certificados aos formandos da primeira turma do GTAM

Dezoito guardas municipais, que tiveram treinamento tático especial para formação da primeira turma do Grupamento Tático Municipal de Nova Friburgo (GTAM), receberam seus diplomas numa formatura realizada quinta-feira, 27 de junho, no Parque Juarez Frotté, no bairro Cascatinha.

O guarda da GTAM, Diego Magalhães Carvalho, disse que a ideia do comando de criação desse grupamento trouxe melhorias à estrutura da Guarda Municipal. Para ele, foi bom o aprendizado: “recebemos treinamentos com os bombeiros, a Cruz Vermelha, e isso nos valoriza. Vamos atuar junto à segurança da população nas ruas e apoiar à Cruz Vermelha, os bombeiros, à Polícia Militar, o trânsito.”

O cel. Marques, secretário de Ordem Urbana, revelou que, após assumir o cargo, participou de um seminário onde o prefeito apresentou metas de sua administração de busca pela eficiência e qualidade. A partir daí, o secretário traçou metas como a implantação da Guarda Ambiental, em 15 de abril, e, agora, o grupamento tático, que exercerá vigilância diurna e noturna em escolas, unidades de saúde, vias, praças, ruas, além de atuar como agentes fiscalizadores pela preservação do meio ambiente e na defesa civil.

É uma grande missão. Sentimos a necessidade de continuar a qualificação assim como não medimos esforços para preparar esses 18 guardas, que foram exigidos em determinação, companheirismo e dedicação”, disse cel. Marques, lembrando que contou com apoio da Marinha, do Exército, do Corpo de Bombeiros, da Cruz Vermelha, Polícia Militar e comunidade de São Lourenço, durante todo o treinamento.

Já o comandante da PM, cel. Freiman, disse que a formação é muito importante, pois entende que a capacitação é a melhor forma de trazer qualidade ao serviço, principalmente quando se fala de segurança pública devido à alta complexidade desse serviço.

O pedido de criação do grupamento partiu do comandante Ronald Pereira, que teve apoio do cel. Hudson, quando passou pela secretaria de Ordem Urbana, e, atualmente, do cel. Marques”, afirmou o prefeito Rogério Cabral. Segundo o chefe do Executivo, é preciso qualificar a guarda municipal e vários setores da prefeitura. Indo mais além, Rogério Cabral lembrou que os movimentos populares em todo o Brasil exigiram grande participação dos organismos de segurança. Para ele, em Nova Friburgo, as manifestações foram exemplo de organização: “as manifestações trarão benefícios para a cidade, através dos investimentos divulgados pelo governo federal em segurança, mobilidade urbana, educação e saúde.

Participaram da cerimônia, também, o tenente da Junta Militar, Jason Carlos Munhe, o 1° sargento do Sanatório Naval, Barbosa Filho, o superintendente da Autran, cel. Hudson de Aguiar, os vereadores municipais Gustavo Barroso, Ricardo Figueira e Gabriel Mafort, além de empresários que apoiaram o projeto e familiares dos formandos.

Nenhum comentário: