sábado, 22 de março de 2014

Japoneses se reúnem com Defesa Civil Municipal para fortalecer estratégia de gestão de riscos em Nova Friburgo

A Defesa Civil de Nova Friburgo, representada pelo secretário João Paulo Mori e o subsecretário Robson Teixeira, reuniu-se durante toda a terça-feira, 18, com consultores japoneses contratados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para dar continuidade ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais, em execução no município.

Na ocasião, foram solicitados pelos consultores geólogos dados relativos a aspectos institucionais da secretaria como organização, organograma atualizado – abrangendo todos os departamentos com seus papéis e funções – e abordados temas sobre legislação, regulamentos e diretrizes técnicas que orientam a gestão de riscos,  atividades preventivas, planejamento da expansão urbana do município e uso da terra em áreas de risco de desastre. Foi realizado ainda um levantamento do número de servidores que atuam na cidade de Nova Friburgo incluindo a Defesa Civil e o Departamento de Planejamento Urbano, representado no encontro pela subsecretária Viviane Melo, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

De acordo com o secretário Municipal de Defesa Civil, Cel. João Paulo Mori, o convênio firmado com os japoneses é de fundamental importância para o fortalecimento do projeto. “Esta é a quarta reunião realizada em conjunto com eles e, sem dúvida, estes encontros com grupos de técnicos são de grande ajuda para que a gente encontre soluções mais rápidas para o nosso município”, avaliou Mori.

Para alcançar a capacidade de desenvolvimento em termos de gestão de risco de desastres, os técnicos japoneses focam em aspectos bastante específicos com o objetivo de elaborar com eficiência os “dados de desastres” a ser proposto posteriormente pelo projeto de cooperação técnica, previsto para ser desempenhado no prazo de quatro anos.

Esses encontros devem acontecer periodicamente com consultores de diferentes áreas, visando a obter maior detalhamento das informações necessárias sobre estrutura e atual execução dos trabalhos da Defesa Civil local. Nesta etapa, a presença dos japoneses incluiu também visitas de campo pelos principais pontos atingidos na tragédia climática de 2011. Na quarta-feira, 19, o grupo finalizou a passagem pela cidade fazendo contato com a Secretaria de Meio Ambiente, onde tomou conhecimento de todo o funcionamento e participação dela dentro do diagnóstico criado pós-catástrofe.

Nenhum comentário: