sábado, 19 de abril de 2014

Saúde cordeirense retoma obras, reforça frota de veículos e resgata autonomia do Fundo Municipal

 Depois de receber duas vans do Governo Estadual para transporte de pacientes, a Secretaria de Saúde de Cordeiro iniciou processo para adquirir cinco veículos novos para servir à frota do setor, que, segundo o secretário Márcio Barbas, estava em estado precário e tinha apenas 50% dos veículos funcionando quando ele assumiu. O secretário relata que foram executados reparos em vários veículos e, atualmente, 80% da frota está operando.

Outra questão emergencial solucionada pelo secretário diz respeito à autonomia reduzida do Fundo Municipal de Saúde, que sofria, segundo ele, excessiva interferência de órgãos da prefeitura, o que levava à centralização de setores vitais como, por exemplo, o de compras. Tal situação diminuía a agilidade do Fundo no tocante ao provimento de bens e serviços essenciais ao pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde.

Márcio Barbas afirma que houve o resgate da autonomia do Fundo Municipal de Saúde, que voltou a contar com um setor de compras próprio, e informa que servidores do Fundo estão sendo capacitados na área de Licitações, a fim de que seja implantada uma Comissão de Licitações para a Secretaria de Saúde.

No que se refere às obras paralisadas, elas foram retomadas nas reformas do posto de saúde do Bairro Rodolfo Gonçalves, nas ampliações dos postos de Estrutura da Saúde da Família (ESF) dos bairros Lavrinhas e Retiro Poético, e na construção do posto de ESF do Bairro Rodolfo Gonçalves.   

Já a Unidade Básica de Saúde do Bairro Manancial, que se encontrava com sérios problemas de vazamento em sua cobertura, está passando por reformas e terá, inclusive, o seu telhado recuperado.

Nenhum comentário: