quinta-feira, 24 de julho de 2014

Pesquisa FIRJAN aponta confiança empresarial em baixa

Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense apontou segunda retração consecutiva no 2º trimestre de 2014

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (ICEI-RJ) apontou a segunda retração consecutiva ao registrar 47,4 pontos no 2º trimestre de 2014. O indicador ficou abaixo de sua média histórica e do registrado no 1º trimestre do ano - 57,8 e 49,2 pontos, respectivamente. Já o índice para o Brasil fechou em 46,4 pontos, menor valor de toda a série histórica, refletindo a preocupação do empresário brasileiro com a conjuntura econômica. A pesquisa, divulgada pelo Sistema FIRJAN nesta quarta-feira, dia 23, varia de zero a cem e os valores abaixo de 50 pontos indicam pessimismo.

O indicador de “Condições Atuais” recuou para 38,5 pontos, mostrando a insatisfação do empresário fluminense com o ambiente econômico no 2º trimestre. O principal destaque foi o pessimismo em relação às condições atuais da economia brasileira, registrando somente 33,1 pontos - abaixo da média histórica de 47,1 pontos. Já o indicador de “Expectativas” para os próximos seis meses manteve a tendência de progressiva deterioração observada nos últimos trimestres, ao registrar 51,8 pontos.

Emprego tende a diminuir nos próximos seis meses

Para os próximos seis meses, os empresários entrevistados pela Federação esperam aumento da “Demanda por Produtos” (53,6), e preveem a necessidade de maior “Compra de Matéria-prima”  (52,0). A perspectiva é de queda no “Número de Empregados“  (45,1), sugerindo maior utilização da capacidade instalada para a composição da oferta. O industrial fluminense espera ainda leve crescimento das “Exportações”  (50,8), sugerindo que a demanda externa tem pouco a contribuir para a retomada da atividade econômica no estado.

O Sistema FIRJAN considera que os indicadores estão muito próximos daqueles observados no período mais crítico da crise econômica de 2008 e que o industrial não espera reversão deste quadro, pelo menos nos próximos seis meses.

Nenhum comentário: