quarta-feira, 23 de julho de 2014

Seminário do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

O "V Seminário do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade" foi aberto na manhã de segunda-feira, dia 21, no Hotel Bucsky. O evento, que prossegue até sexta-feira, dia 25, contou com a presença da Secretária de Educação de Nova Friburgo, Tânia Trilha, e de representantes de Areal, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Casimiro de Abreu, Cordeiro, Duas Barras, Macaé e Paraíba do Sul. São aguardados, ainda, representantes de Cachoeiras de Macacu, Macuco e São Sebastião do Alto.

A coordenadora do programa em Nova Friburgo, Ana Cláudia Herdy Torres Teixeira, conduziu a abertura do seminário, um curso de formação de gestores e educadores da educação inclusiva. O programa foi criado em 2003. O primeiro seminário ocorreu em 2004, o último em 2008 e o próximo será em agosto vindouro, também no Hotel Bucsky. Ana Cláudia falou da atuação dos gestores do programa, da prestação de contas e da responsabilidade dos gestores. Ela agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Nova Friburgo por possibilitar a realização do seminário aos representantes dos demais municípios e à equipe da SME presente ao evento.

Na abertura do seminário foi exibido um vídeo mostrando o desafio de uma menina com paralisia cerebral para chegar à escola, em sua cadeira de rodas, transportada em uma Kombi do setor de transporte da SME, da região de Benfica, no distrito friburguense de Lumiar, em estrada de chão, até a Escola Municipal Acyr Spitz. Ana Cláudia comentou o quadro de comprometimento da menina, que é também acompanhada pela Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -  também no Rio de Janeiro." É uma situação em que só a Educação Inclusiva pode ajudar. O futuro depende dela e nós damos a oportunidade de um futuro melhor”, concluiu Ana Cláudia.

Coube à secretária Tânia Trilha encerrar o ato de abertura do seminário. “Sejam firmes na proposta de vocês e estamos à disposição de todos. Só quem trabalha nesse segmento sabe a nossa doação”, frisou a secretária.

Mais informações sobre o V Seminário do Programa de Educação Inclusiva pelo telefone (22) 2533-3009.

Nenhum comentário: