segunda-feira, 28 de julho de 2014

SENAI Moda Design apresenta exposição e tendências do setor de moda íntima na Fevest

O Sistema FIRJAN, por meio do SENAI Moda Design, apresenta na 24ª Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima (Fevest), o Fórum de Tendências, uma exposição que estará localizada nos corredores de entrada da feira, informando aos visitantes sobre o que estará em alta no mercado para as próximas coleções e as novidades do setor de moda íntima.

As Macro Tendências de comportamento e consumo, novidades nesta edição, mostram-se fundamentais para orientar os caminhos de inspiração e criatividade. A macro Inteligência Feminina, identifica a valorização do poder, da sensibilidade e da criatividade feminina como fundamentais para as decisões em âmbitos políticos, empresariais e econômicos; a Cultura do Fofo, se refere a uma valorização da qualidade estética que orienta e modifica a criação de novos produtos ou negócios. Um universo que valoriza as diferenças, a diversão, o universo infantil e as novas formas de comunicação.

Direcionada para mudança, a macro Big Bang, instiga sobre o grande volume de informações e o que fazemos com elas. Um convite para pensar um futuro de muitas inovações e tecnologias aliadas ao sensorial e à imaginação.

As Macro Tendências influenciam de forma transversal os perfis de consumo e com base neles, o Fórum de Tendências apresentará materiais (tecidos, acessórios, bojos, etc.), cedidos pelos fornecedores da cadeia de moda íntima, de forma a inspirar também expositores e visitantes.

Despertar para a Moda

Trabalhar com moda envolve muita técnica e tecnologia e pode ser tão ou mais interessante do que profissões como telemarketing, na qual o profissional também trabalha ao computador. Essa é a ideia do projeto “Despertar para a Moda”, do Sistema FIRJAN, que pretende sensibilizar crianças e adolescentes (os profissionais do futuro) para as profissões da Indústria de Confecção.

Durante a Fevest, haverá uma exposição com registros fotográficos e trabalhos desenvolvidos na Oficina de Moulage, realizada no início do ano na Escola Municipal Dante Laginestra, em Nova Friburgo, como parte desse projeto. Moulage é uma técnica de criação e modelagem tridimensional, feita diretamente no manequim. As crianças tiveram a oportunidade de desenvolver os próprios modelos, estimulando as habilidades e aproximando quem se sentia distante da área de moda e confecção, como os meninos que ocuparam a primeira colocação em competição realizada na Oficina.

As crianças do projeto terão a oportunidade de prestigiar as peças que criaram, no dia 04/08 (segunda-feira), às 14h, quando farão uma visita à feira. O projeto Despertar para a Moda acontece desde 2009 e já atendeu mais de 400 crianças em várias cidades do estado. Iniciado na escola SESI, atualmente, acontece em escolas públicas nas cidades de Nova Friburgo, Petrópolis, Itaperuna, Barra Mansa e Rio de Janeiro.

Prêmio Destaque da Moda

O prêmio que incentiva a criatividade, o design, a responsabilidade social e a qualidade está comemorando sua 10ª edição e inovou para se tornar melhor, mais moderno e mais interativo. Este ano, o Destaque da Moda terá novidades nas categorias, sistema de avaliação e os participantes vão ter mais uma expectativa: as peças serão avaliadas por especialistas, ao vivo na passarela, e através do voto popular no local e na página do evento no Facebook. O anúncio dos vencedores será realizado no dia 05/08 (terça-feira), no encerramento do último desfile.

Para o primeiro colocado, além do troféu, o Conselho da Moda está oferecendo uma viagem de pesquisa internacional em 2015, patrocinada pelo SENAI Moda Design. O segundo lugar também receberá um troféu, junto com uma vaga para o seminário Empretec 2015 e uma vaga para o Congresso Ethos de Responsabilidade Social, em setembro de 2014.

Já o terceiro lugar, recebe o troféu e uma vaga na Oficina Tecnológica do SENAI Moda Design para o ano de 2015 e uma consultoria do Modelo SESI de Sustentabilidade, oferecida pela área de Responsabilidade Social da FIRJAN em 2014.

O prêmio Empresa Destaque da Moda é uma realização do Conselho da Moda, com apoio do Sistema FIRJAN, através do Senai Moda Design, Sindvest, Senai Cetiqt e Sebrae.

A Fevest acontecerá de 3 a 5 de agosto, das 12h às 19h, no Country Club de Nova Friburgo, localizado na Av. Conselheiro Julius Arp, 140. O evento é uma realização do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região, promovida pelo Sistema FIRJAN, através do SENAI Moda Design, e Sebrae. A organização é da Fábrica de Ideias.

Nenhum comentário: