quarta-feira, 23 de julho de 2014

Servidores municipais de Cordeiro participam de programa de doação de sangue

Ajudar a salvar vidas e dar o exemplo para a comunidade são alguns dos objetivos dos servidores da Prefeitura de Cordeiro que começaram a participar de um programa de doação de sangue, no Hemocentro de Nova Friburgo, instalado no primeiro andar do hospital Raul Sertã. A ação garante o estoque no hospital Antônio Castro, que possui uma unidade transfusional.

Os funcionários, coordenados pela Secretaria de Administração, farão doações mensalmente. Até o momento, 50 trabalhadores já manifestaram interesse em participar do ato de cidadania. Rodrigo Tavares, servidor responsável pelos cadastros dos voluntários, diz que doa sangue quatro vezes por ano. “Compreendi melhor a importância da doação quando um amigo meu, que também era doador, precisou de sangue numa emergência”, conta Rodrigo.

O primeiro requisito para doar sangue é estar em boas condições de saúde, mas há outras exigências: ter entre 18 a 65 anos, pesar acima de 50 quilos, passar por um teste de anemia, no próprio local, e submeter-se a uma breve entrevista. Ao sair da sala de coleta, o doador recebe um lanche. O procedimento completo leva em torno de 30 minutos. São dispensados da doação portadores de problemas cardíacos, pulmonares, renais, hepáticos ou infectocontagiosos, entre outros.

O prefeito Leandro Monteiro, que recentemente esteve no Hemocentro, disse que o projeto conta com total apoio da Prefeitura e que é importante a população se conscientizar desse ato simples que pode salvar vidas. Já a secretária de Administração, Mary Bessa, uma das idealizadoras do projeto, considera a doação de sangue um ato de amor e de civilidade. “Além disso, o doador aproveita para ser examinado”, comenta a secretária.  

Vale acrescentar que a Prefeitura de Cordeiro deu início, também através da Secretaria de Administração, a um programa de orientação e prevenção de doenças direcionado aos servidores públicos municipais, no qual as secretarias são visitadas para realização de atendimentos preventivos, como aferição de pressão arterial e medição do nível de glicose no sangue.

Nenhum comentário: