quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Educação promove oficinas de formação continuada

A equipe de Gestão de Capacitação e Formação Continuada/Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a UERJ, através do projeto Intercap, promoveu na última sexta-feira, 22, no Colégio Municipal Cêfel, duas oficinas de formação continuada para Orientadores de Estudos do Pnaic, Monitores do Programa Mais Educação e professores do chamado Bloco Alfabetizador (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental). Estas oficinas foram ministradas pelos professores da UERJ, Margarida dos Santos e Gustavo Mendonça.

A oficina da professora Margarida dos Santos teve como tema “Práticas alfabetizadoras antes e no primeiro ano de escolaridade”, apresentando como enfoque metodológico o texto verbal e o não-verbal como unidade de trabalho na sua diversidade de gêneros, de intenções, de leituras, de escrituras, de registros. O curso proporcionou discussões e contribuições para que os professores/cursistas assumam a sala de aula como espaço/tempo privilegiado da pesquisa, de encontros e, ainda, como retrato e registro do fazer dos alunos e das(os) professoras(es). Outro objetivo desse curso foi desafiar os educadores a investir na criação de práticas mais favoráveis à formação de sujeitos Escritores e Leitores antes e para além do primeiro ano de escolaridade do Ensino Fundamental (Classe de Alfabetização).

A oficina do professor Gustavo Mendonça propôs atividades para sala de aula que, além de divertir, desenvolvem habilidades da percepção dos principais parâmetros sonoros (timbre, intensidade, duração, altura e intensidade), através de músicas de tradição oral e criação através da improvisação. Também foram dadas dicas sobre os cuidados com a voz e a notação não tradicional da música.  A música foi apresentada como elemento facilitador da aprendizagem.

Nenhum comentário: