sábado, 20 de setembro de 2014

Cordeiro prepara professores para a educação inclusiva

Com o objetivo de aprimorar o trabalho dos professores no município, a Secretaria de Educação de Cordeiro realizou o curso “Capacitação em Inclusão e Mediação Escolar”, no Centro de Inclusão Digital Dilta de Carvalho Feijó, com início no final do mês de agosto e término em setembro.

O curso trouxe informações importantes sobre TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento /Autismo), com abordagens sobre psicomotricidade, estimulação precoce e dificuldade de aprendizagem.

Os professores receberam informações que auxiliam no tratamento dos alunos portadores dos transtornos. O curso de 20 horas foi ministrado pela fonoaudióloga Ismélia Rodrigues Monteiro, com atuação profissional voltada para o atendimento clínico, consultoria, assessoria, projetos, cursos e palestras.

Foram capacitados 30 profissionais da rede municipal, que se tornam, assim, multiplicadores. No final, cada participante recebeu um CD com cerca de 300 atividades a serem realizadas com alunos especiais.

O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Os TGD são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades. Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

Nenhum comentário: