domingo, 21 de setembro de 2014

Empossado o secretário mirim de Ordem e Mobilidade Urbana

Ato abriu a Semana Nacional de Educação para o Trânsito em Nova Friburgo

As atividades da Semana Nacional de Educação para o Trânsito foram iniciadas em Nova Friburgo com a solenidade de transmissão simbólica do cargo de secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, no auditório da subsecretaria de Mobilidade Urbana (antiga Autran), em Olaria. Representando o secretário Hudson Miranda, o subsecretário Claudecir Silva passou o cargo ao aluno do quinto ano do ensino fundamental Lucas Fagundes da Silva, da Escola Municipal Jardel Hottz. O tema deste ano é “Cidade para as pessoas – proteção e prioridade aos pedestres”.

Claudecir formou a mesa da solenidade com a secretária Municipal de Educação, Tânia Trilha; Zury Alvarez Maurer, do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg); Armando Lopes, da Friburgo Auto Ônibus (Faol); capitão Leandro Vieira, do 11º Batalhão de Polícia Militar; Fernando Cardinot, da Defesa Civil e com o tenente Sérgio Mello, do 6º Grupamento de Bombeiro Militar.

O Subsecretário falou da programação compartilhada com as entidades parceiras, objetivando chamar a atenção das pessoas para o número de acidentes de trânsito que está fazendo com que o sentido da vida esteja perdendo o valor. Já a secretária Tânia Trilha iniciou seu pronunciamento com a pergunta constante da sacolinha de lixo para os veículos, distribuída na ocasião: “Violência no trânsito: até quando?”.

O representante do Conseg afirmou que a violência no trânsito em Nova Friburgo é uma tragédia e mata mais que o crimes comuns: “Temos que conter essa situação”, disse Zury Maurer, citando que existem várias maneiras para isto, principalmente pela educação das crianças.

Zury comentou que são 40 mil crianças circulando pelas ruas de Nova Friburgo diariamente em ônibus, vans, veículos particulares, motos e a pé, que são submetidas a esse cenário de violência. Ele disse ainda que as crianças precisam conhecer as regras básicas de trânsito e fiscalizarem os pais. Ainda, segundo Zury, Friburgo tem hoje 105 mil veículos, um para cada duas pessoas, gerando um cenário de imobilidade urbana. “Precisamos de vocês”, disse Zury às crianças, finalizando com o convite para a retomada da minicidade do trânsito na próxima quinta-feira, dia 25, no pátio do 11º BPM, que receberá visitas das escolas da cidade.

Depois dos discursos dos representantes das entidades parceiras e da exibição de um vídeo sobre distrações que geram acidentes no trânsito, as crianças foram orientadas por Rodrigo Neves, do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), a não olhar para o celular enquanto estiveram andando nas ruas.

A solenidade de abertura da Semana Nacional de Educação para o Trânsito em Nova Friburgo foi encerrada com a transmissão simbólica do cargo de Secretário de Ordem e Mobilidade Urbana ao aluno Lucas, presenciada por professores e coleguinhas da Escola Municipal Jardel Hottz. As atividades prosseguem até sexta-feira, dia 26.

Nenhum comentário: