sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Fórum de Educação Infantil acontecerá neste sábado

O Conselho Municipal de Educação de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizará o III Fórum de Educação Infantil de Nova Friburgo neste sábado, 20 de setembro, das 07h30 às 17h, no Teatro Municipal Laercio Ventura.

O evento tem por objetivo proporcionar a reflexão e o debate em torno de temáticas importantes para esta etapa da Educação Básica. Na programação, constam quatro palestras com profissionais renomados. São elas:

-"As diretrizes pedagógicas da educação infantil", com a Professora Maria de Fátima Simas Malheiro, pedagoga (UFF), psicopedagoga (CEPERJ e EPSIBA) e especialista em Educação Infantil (PUC/Rio) com formação em Terapia Familiar Sistêmica (ITF/RJ). Trabalhou de 2002 a 2012 no Ministério da Educação (Brasília) e foi consultora da Coordenação Nacional de Educação Infantil do Ministério da Educação para o Proinfância no Estado do Rio de Janeiro no período de 2012 a 2014 e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Regional de Brasília.

-"É brincando que a gente aprende - A importância do brincar e da estimulação de linguagem na Educação Infantil", com a Profª Tânia Afonso Chaves, fonoaudióloga, especialista em Linguagem, Mestre em Linguística/UFMG, Doutora em Educação/UFMG e profª adjunta e coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da UFF - Campus Nova Friburgo.

-"Envolvendo e des-envolvendo para desenvolver" com o Prof. Eugênio Carlos Lacerda, mestre em Educação, psicólogo escolar/clínico, psicomotricista e psicólogo da Creche da Fundação Oswaldo Cruz .

-"A educação infantil em face ao novo plano nacional de educação", com a Dra. Bianca Mota de Moraes, membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Educação da Capital, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Educação do MPRJ, coordenadora da Comissão Permanente de Educação do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Ministério Público brasileiro e coautora dos livros "Curso de Direito da Criança e do Adolescente" e "Justiça pela Qualidade na Educação".

O fórum contará com um momento cultural pela manhã com a equipe da Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação e será destinado aos profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Pública Municipal e Rede Privada.

Nenhum comentário: