terça-feira, 2 de setembro de 2014

Inscrições abertas para oficina de design voltada à micro e pequenas empresas

Oficina SENAI Rio Design Indústria vai unir profissionais criativos a industriais para criar produtos competitivos

Estão abertas até o dia 15 de setembro as inscrições para a segunda edição da Oficina SENAI Rio Design Indústria. A iniciativa vai unir designers de renome no mercado a micro e pequenas indústrias fluminenses dos setores metal-mecânico, móveis, plástico e borracha, e mármores e granitos. As propostas devem estar alinhadas ao desafio de criar produtos funcionais para tornar a vida mais leve.

A oficina prevê trabalho conjunto de empresários e designers por pelo menos seis meses para criar ou melhorar objetos usados no dia a dia como, por exemplo, utensílios domésticos, cadeados, fechaduras, embalagens, luminárias, embalagens e brinquedos.

Podem se candidatar indústrias situadas no município do Rio de Janeiro e nas cidades da Baixada, do Leste Fluminense, das regiões Serrana e Centro-Norte do estado. 

Para fazer a inscrição, basta enviar e-mail para pgcorrea@firjan.org.br com os dados da empresa e descrever, de forma sucinta o objeto que deseja criar ou aprimorar. Para saber mais detalhes, acesse www.firjan.org.br/oficinasenaidesign.

A primeira edição da oficina foi uma das vencedoras do prêmio IDEA, o mais importante de design do país. Ela resultou na criação de 24 novas peças de mobiliário por 16 empresas sem tradição de investimento em design. Através do SENAI Moda Design, elas se uniram a seis escritórios de designers consagrados (Lattoog, Van Camp, Bernardo Senna, Eduardo Baroni, Caburé Studio e Estúdio Alcantarino). Os móveis foram expostos na principal feira de móveis da América Latina, a Casa Brasil, em 2013, e na Rio+Design Milão, em abril deste ano.

A oficina é mais uma ação do Programa Indústria Criativa, promovido pelo Sistema FIRJAN para unir profissionais da cadeia criativa à indústria clássica, para torná-la mais competitiva.

Nenhum comentário: