sábado, 20 de setembro de 2014

Nova Friburgo comemora Dia da Árvore no Largo do Encontro

Este domingo, dia 21, marca o Dia da Árvore e a data não passará em branco em Nova Friburgo. As comemorações estarão concentradas no Largo do Encontro dos rios Santo Antônio e Cônego, onde se forma o Rio Bengalas, no horário da 9h às 12h, lideradas pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Agenda 21.

A abertura consta de exposição de banners mostrando o significado das árvores no equilíbrio do clima. Na sequência, haverá leitura e distribuição do manifesto em defesa das florestas, início da coleta das assinaturas para o AVAAZ - rede de ativistas para mobilização social global através da internet (avaaz.org) - entregar na ONU, dia 23; homenagem ao índio pataxó Charru e ao povo puri e puri-coroado, primeiros habitantes de Nova Friburgo; declamação de poemas sobre as árvores; plantio simbólico de um palmiteiro Juçara (euterpe edulis) e encerramento.

Segue texto sobre a árvore, de autoria da engenheira agrônoma Alda Oliveira, da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e da Agenda 21 Local:

DIA DA ÁRVORE – nosso manifesto em defesa das florestas

 A árvore é o símbolo da vida. Tem raízes que vão fundo no solo em busca dos nutrientes de que precisam e ao mesmo tempo abrem caminhos para a circulação do oxigênio. Tem troncos para se erguerem em direção ao céu e dar suporte aos galhos e folhas, conduzindo a seiva bruta para as folhas e lá, com o auxílio da luz do sol, promoverem o processo da fotossíntese que ajuda a aspirar o dióxido de carbono da atmosfera, devolvendo o oxigênio para o ar. Tem folhas verdes para, formando a copa, diminuir o impacto das chuvas fortes no solo e é essa a cor que mais protege os seres vivos dos raios ultravioletas e descansam o olhar humano. A cada inverno as árvores se despem de parte de suas folhas, às vezes de todas, para enriquecerem o solo e formar camadas de matéria orgânica que diminuem o impacto das águas de chuvas no arraste do solo diminuindo a erosão e o assoreamento dos rios, córregos e de todos os demais corpos hídricos.

As árvores produzem flores que alimentam enorme quantidade de pássaros e abelhas que polinizam os vegetais e dão origem aos frutos que vão abrigar as sementes que vão alimentar a fauna.

E o milagre se faz: é só compararmos o tamanho de uma semente de sibipiruna com o gigante em que ela se transforma quando árvore.

As florestas protegem nossas águas. Nossas águas tornam possível a agricultura que nos alimenta, a limpeza do ar em forma de chuva e toda a vida na cidade e no campo.

As florestas protegidas são o grande equilíbrio para responder às mudanças climáticas, elas podem salvar a humanidade.

O dia 21 de setembro de 2014, DIA NACIONAL DA ÁRVORE, congrega o grito dos povos liderado pela AVAAZ em defesa das florestas porque dia 23, em Nova York, a ONU se reúne para tratar das mudanças climáticas e nossa voz, todas juntas, precisa chegar até lá para que os países todos do mundo, principalmente os mais tecnificados acordem e façam acordos que de fato ajude a salvar a humanidade no Planeta Terra. Somos parte de uma grande cadeia no ecossistema planetário e, se fizermos a nossa parte socioambiental, cuidando das pessoas e do ambiente teremos merecido continuar a viver nesse lugar tão lindo, chamado Terra e dar continuidade à espécie humana.

Hoje é dia de chamar para o cuidado e de celebração pois Nova Friburgo tem 60% do seu território ocupado pela floresta mais rica em espécies vegetais do mundo – a MATA ATLÂNTICA– mas precisamos preservar mais, recuperar áreas degradadas ainda mais, cuidar mais. Esse o desafio. Essa a nossa tarefa.

E nesse trabalho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo junto com o FÓRUM da Agenda 21 Local estão empenhados em fazer a diferença. E-mails de contato: agenda21novafriburgo.executiva@gmail.com secmeioambientepmnf@gmail.com

Nenhum comentário: