segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tratamento Fora do Domicílio: Vereadores ingressam com Requerimento de Informações

Os vereadores Ricardo Figueira e  Welington Moreira, solicitaram ao Executivo explicações quanto à prestação de contas do reembolso de despesas com pacientes que custeiam viagens e estadias para tratamento fora do domicílio.

Os principais motivos para a elaboração do pedido são as inúmeras reclamações de usuários que chegam todos os dias aos gabinetes. São diversos relatos, tais como: demora no reembolso, falta do mesmo, atendimento precário, entre outros.

As razões

O TFD – Tratamento Fora do Domicílio é um programa cujos recurso vem do Governo Federal para custeio de transporte, alimentação e em alguns casos, hospedagem para pacientes que necessitam de tratamento fora do domicílio. Em Nova Friburgo, vários pacientes vem questionando o fato de que os transportes, as marcações de consultas e pedidos de reembolsos, deixam a desejar.

Outro fator importante, é o relato de pacientes que não têm o dinheiro para alimentação, ficando a mercê da ajuda de outros pacientes, que motivados pelo espírito de solidariedade acabam ajudando dentro do possível.

Para Ricardo, os vários relatos preocupam. “Sabemos o quanto é difícil um ser humano passar por uma doença e ter de se deslocar até outra cidade para se tratar. É desumano para a maioria deles, que frequentemente passam mal nas viagens, que por si só já é carregada de perigo, pois a mesma é longa e as estradas precárias. Sabemos, também, que as pessoas que trabalham no TFD, são cordiais e fazem o possível para colaborar, são grande profissionais. Entretanto, precisamos corrigir as possíveis falhas no atendimento, que operacional e regionalizado, tem de ser revisto o mais rápido possível, pois estamos lidando com vidas e a doença não espera”.

Nenhum comentário: