segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Vídeo de escola municipal é selecionado para festival audiovisual internacional

Os alunos da Escola Municipal José Alves de Macedo, em Fazenda Branca, Conquista, tiveram o vídeo "O reino mágico dos cavalos", um curta-metragem que conta uma história de 12 amigos que se aventuram num haras em busca de diversão, selecionado para o Festival do Rio 2014. Lá encontram um mundo mágico, surpreendente, cheio de surpresas e emoção. Uma aventura que revela um sonho de liberdade.

O vídeo foi inserido na Mostra Geração, segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina, que acontecerá de 24 de setembro a 08 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro, trazendo centenas de títulos de mais de 60 países. O vídeo da escola José Alves de Macedo foi o único selecionado no município, dentre outros do estado, Argentina e Itália.

Os próprios alunos ficaram sabendo do festival nas aulas de cineclube, uma oficina do programa Mais Educação, e decidiram mandar o filme para o festival. A concepção do tema, a elaboração do roteiro, assim como o nome do filme, foram definidos pelos alunos, que atuaram como atores, produtores e diretores, sendo apoiados pela monitoria, potencializando sua autonomia e criatividade.

O curta, selecionado dentre muitos do Brasil e do mundo, aborda o bucolismo e a relação íntima com a natureza que a vida no campo proporciona, além de tratar do anseio pela liberdade que toda pessoa traz consigo desde a infância. Também faz menção à relação mútua de amizade entre as crianças e os animais.

O Festival do Rio foi criado em 1999 a partir da junção entre a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival, eventos que faziam parte do calendário cultural da cidade desde os anos 1980. De lá para cá, o Festival se firmou como um dos mais importantes do mundo e destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos do ano

Nenhum comentário: