segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Alunos friburguenses são medalhistas na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Nove alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular de Nova Friburgo foram premiados durante a XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento, organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (EAB), contou com a participação de 772.257 alunos dos ensinos fundamental e médio de 8.648 escolas de todo o território nacional. As provas aconteceram no dia 16 de maio, com os resultados sendo divulgados recentemente. Serão enviados, entre os meses de outubro e novembro, certificados para todos os alunos participantes e as medalhas para os premiados.

Da Escola Municipal Patrícia Jonas Sant Anna, receberam medalhas de bronze os alunos Kaio Cerqueira Xavier e Carolina Ouverney Pinto. Da Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, Renan da Silva Costa e Maria Regina Sodré receberam medalhas de bronze, enquanto Ana Clara Coelho de Mello conquistou a medalha de prata. Representando o Colégio Nossa Senhora das Dores, Ácmon Pimentel Pascoal recebeu uma medalha de bronze. Do Colégio Estadual Eduardo Breder, Thatiana Lisboa Pereira ficou com a medalha de prata e Eduardo Lima com a medalha de bronze. E do Colégio Estadual Jamil El Jaick, Bernardo Almeida Vasconcellos de Souza recebeu a medalha de prata.

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é executada por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira. A OBA é organizada, principalmente, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O coordenador nacional da OBA, João Batista Garcia Canalle, aproveitou o ensejo para parabenizar os alunos friburguenses premiados dizendo: “Deixamos aqui registrados os nossos parabéns pelos excelentes resultados obtidos pelos alunos, professores e escolas”.

Nenhum comentário: