terça-feira, 21 de outubro de 2014

Empresários cordeirenses participam de palestras sobre destinação de resíduos sólidos

Na última sexta, 17, a Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro, em parceria com a Empresa NATIVITA Soluções em Ambiente e Saúde, realizou, no Centro Cultural Ione Pecly, duas palestras esclarecedoras sobre a destinação correta de resíduos sólidos gerados pelas indústrias do segmento têxtil e da área de saúde.

A NATIVITA disponibilizou equipe técnica para ministrar as palestras, composta por John Ferreira (gerente comercial e de marketing), Avanir Ramos (consultor  de vendas e técnico em Segurança do Trabalho), Gláucia Sarmento (bióloga) e Andréia Pimentel (auxiliar administrativa).

O secretário Paulo Araujo abriu o evento apresentando os técnicos da empresa, agradecendo a presença dos empresários e ressaltando a importância de se fazer a correta gestão ambiental, com foco nos diversos tipos de resíduos gerados em Cordeiro.

Na parte da manhã, a palestra foi sobre a distribuição correta de resíduos gerados pelas indústrias do ramo têxtil (confecções) e teve como objetivo conscientizar o empresariado a fazer o Plano de Gerenciamento de seus resíduos de acordo com as normas vigentes.

A bióloga Glaucia Sarmento falou sobre as etapas da gestão dos resíduos, a legislação que atribui a responsabilidade da destinação aos geradores e a necessidade de se contratar empresas habilitadas e licenciadas, para que, ao serem fiscalizadas, comprovem a destinação correta em cumprimento ao que prevê a legislação ambiental.

Após o almoço, a segunda etapa do evento teve palestra dirigida aos empresários do ramo de saúde e levou esclarecimentos sobre o trato diferenciado que deve ser dado aos RSS (Resíduos Sólidos de Saúde), que devem ser coletados, transportados e destinados a locais adequados, pois são contaminantes. Foram abordadas as categorias dos RSS e tipos apropriados de recipientes para cada um deles.

Paulo Araujo informou que a ação em parceria com a NATIVITA não teve custos para a prefeitura e que o objetivo foi ampliar o conhecimento dos empresários e conscientizá-los para a adesão ao programa da correta gestão dos resíduos sólidos. “Agradeço aos empresários participantes do evento e lamento a ausência da maioria, pois foi uma excelente oportunidade para que todos pudessem tomar conhecimento sobre o que é preciso fazer para respeitar a legislação ambiental na questão dos resíduos sólidos”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário: