quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Nova Friburgo comemora sucesso da Campanha Municipal de Combate à Sífilis

A secretaria municipal de Saúde de Nova Friburgo informou que realizou aproximadamente 100 testes rápidos para sífilis e HIV na Policlínica do Centro e ESF - Estratégias de Saúde da Família -- entre os dias 13 e 17 de outubro, durante a Campanha Municipal de Combate à Sífilis. A campanha foi realizada pela prefeitura, através da secretaria de Saúde, da subsecretaria de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de DST/AIDS/Hepatites virais. O objetivo foi incentivar a população em geral, gestantes e profissionais da área de Saúde a fazer os testes.

O secretário municipal de Saúde, Luis Fernando de Azevedo, fez uma palestra sobre DST/AIDS com ênfase no combate à sífilis, no auditório do antigo prédio da OI, em presença de profissionais de saúde da rede pública municipal e estudantes da área de saúde.

Segundo o secretário, a sífilis é uma doença muito “traiçoeira”, pois os sintomas não ficam muito aparentes e a pessoa infectada não dá a devida importância. Feridas indolores e nódulos linfáticos inchados são possíveis sintomas de sífilis primária. Já as pessoas com sífilis secundária também podem apresentar febre, fadiga, dores e perda de apetite, entre outros sintomas. A sífilis terciária causa problemas no coração, no cérebro e no sistema nervoso. Luis Fernando destacou também a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, considerada por ele a mais importante atitude na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A eliminação da sífilis congênita no país até 2015 é um dos desafios na área da saúde no Brasil. A transmissão vertical da sífilis continua sendo um grande problema de saúde pública no Brasil, destacando-se entre várias doenças que podem ser transmitidas durante o ciclo grávido-puerperal, por possuir a maior taxa de transmissão.

O Programa Municipal de DST/AIDS/Hepatites Virais disponibiliza permanentemente o atendimento e acompanhamento de tratamento aos portadores de sífilis, seus parceiros(as) e recém-nascidos expostos ou com diagnóstico definido. Os testes rápidos ocorrem toda quarta-feira, de 8h as 16h, no posto do Suspiro.

Mais Informações - Programa Municipal de DST/AIDS/Hepatites- Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, Sala 5 – Suspiro, Nova Friburgo-RJ.

Nenhum comentário: