quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Sistema FIRJAN aponta a descoberta de novas áreas para a expansão industrial como o grande desafio do Centro Norte Fluminense

Documento 'Visões de Futuro' lista ações concretas para alavancar o estado nos próximos 15 anos e será entregue aos candidatos a governador

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) reuniu mais de mil empresários, representantes do poder público e da sociedade organizada para, junto com seus técnicos, mapear gargalos e apresentar sugestões de ações para o desenvolvimento sustentável do estado.  O documento ‘Visões de Futuro: potencialidades e desafios para o estado do Rio de Janeiro nos próximos 15 anos’ traça uma rota de desenvolvimento e detalha, para cada região, o que deve ser feito para fomentar a atração de empresas, melhorar a logística, a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Nas próximas duas décadas, o estado do Rio de janeiro receberá grande volume de investimentos que provocará profundas transformações. Esse movimento vai acelerar o crescimento econômico, e provocar expansão da população e pressão sobre a infraestrutura já existente, como a de transporte urbano. A falta de planejamento pode levar, por exemplo, à favelização de áreas vizinhas a polos geradores de empregos. É importante também ampliar o fornecimento de gás natural e a qualidade e quantidade da carga de energia elétrica para as indústrias, sob risco de retardar importantes investimentos.

Na região Centro Norte Fluminense, o principal gargalo identificado foi escassez de locais para a expansão industrial, devido à topografia irregular e áreas com restrições ambientais. Para resolver essa questão, o documento sugere a criação de um Plano Diretor Integrado para os municípios da região que contemple os investimentos em andamento e previstos e a identificação de novas áreas com vocação industrial, instalando nelas condomínios industriais estruturados. Além disso, é necessário adequá-las com infraestrutura necessária, como  fornecimento de água, energia, gás natural, e banda larga, por exemplo. É importante também a ampliação dos sistemas de prevenção, monitoramento e reação a eventos climáticos.

As principais rodovias da região – RJ-116, RJ-160, BR-492 e BR-495 – possuem sérias restrições logísticas. Entre as ações concretas sugeridas, estão a conclusão da terceira pista da RJ-116, em toda a extensão da Serra; a construção da estrada do contorno de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Macuco, para retirar o tráfego de longa distância do centro urbano; e a duplicação das BRs 492 e 495, melhorando as ligações entre Nova Friburgo e Teresópolis e entre Teresópolis e Petrópolis.

A demanda por trabalhadores qualificados deve acompanhar o crescimento da indústria. A intensificação da atuação do SENAI do Rio na formação de mão de obra da região é uma das ações concretas propostas. Por isso, foi inaugurado este ano o SENAI Espaço da Moda, que atende de forma integrada as demandas do setor de moda íntima, uma vocação da região. Esse centro especializado foi criado para qualificar trabalhadores e empresários, e promover ações que estimulem o desenvolvimento da indústria, como seminários, palestras e consultorias. 

Para a presidente da Representação Regional da FIRJAN, Márcia Carestiato Sancho, o ‘Visões do Futuro’ é uma grande contribuição que o Sistema FIRJAN está apresentando ao poder público, para que cada região cresça de forma ordenada e planejada, acompanhando o crescimento econômico previsto: “Tenho a certeza de que, desta forma integrada e com todo apoio da FIRJAN, o Rio despontará como o estado com o maior crescimento e maiores investimentos do Brasil. Esperamos sinceramente que o futuro governo aproveite as sugestões apresentadas neste documento”.

O documento com as sugestões reunidas pela FIRJAN foi entregue nesta segunda-feira, dia 29 de setembro, ao candidato do governo do estado Luiz Fernando Pezão, no evento ‘Visões de Futuro: propostas para o estado do Rio e para o Brasil’, que aconteceu na sede da Federação, no Centro do Rio. Pezão é o sexto convidado desse encontro este ano, criado para que candidatos a governador do Rio e a presidente possam expor suas ideias a empresários fluminenses. Os demais candidatos ao governo do Rio também receberão um exemplar do documento.

Acesse o site www.firjan.org.br/visoesdefuturo e confira a íntegra do documento ‘Visões de Futuro: potencialidades e desafios para o estado do Rio de Janeiro nos próximos 15 anos’.

Nenhum comentário: