sábado, 1 de novembro de 2014

Nova Friburgo terá campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a coordenação de imunização, promovem, entre os dias 8 e 28 de Novembro, a campanha contra o sarampo e a poliomielite para crianças de seis meses a cinco anos de idade.

O Dia D da Campanha - que é de caráter nacional - será realizado no dia 8 de novembro e todas as Unidades de Saúde e ESF (Estratégias de Saúde da Família) do município estarão realizando a vacinação, de segunda-feira A sexta-feira, de 8h às 17h.

A meta da campanha patrocinada pelo Ministério da Saúde é a vacinação de 95% da população dentro desta faixa etária. Em Nova Friburgo, espera-se aplicar em torno de 9 mil doses da vacina.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada [vesículas], responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do Sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Locais de vacinação

Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune – Centro –Tel: 2522-8316
CAISMCA Tunney Kassuga – Olaria – Tel; 2543.6282
Policlínica Norte Dr. Waldir Costa – Conselheiro Paulino –Tel: 2527-1420
UBS Dr. Ariosto Bento de Melo – Cordoeira – Tel: 2522-2448
UBS Dr. Copertino Nogueira –S. Geraldo - Tel: 2519-6091
Unidades da Estratégia de Saúde da Família – Tel: 2522-9116

Importante: Levar o comprovante ou caderneta de vacinação.

Outras Informações na Coordenação de Imunização – Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune – Centro –Tel: 2522-8316

Nenhum comentário: