sábado, 1 de novembro de 2014

Outubro Rosa foi celebrado com sucesso em Nova Friburgo

O movimento mundial "Outubro Rosa" busca chamar atenção da população em geral para a realidade do câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce, do tratamento, reabilitação e apoio psicossocial.

Em Nova Friburgo o movimento foi antecipado e ganhou forma desde o mês de setembro, com a presença da unidade móvel do Estado para a realização de exames de mamografia, ultrassonografia e biópsia, realizando 970 exames no município entre mamografias, ultrassonografias e biópsias.

As ações promovidas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, foram descentralizadas e as Unidades de Saúde realizaram, ao longo do mês palestras, coleta de preventivo, solicitações de exames, distribuição de material informativo e orientações sobre o tema.

O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres, podendo ocorrer em homens, sendo este caso mais raro. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) , estima-se que no Brasil ocorrerão 57.120 novos casos em 2014.

Segundo a enfermeira Ana Paula Lessa, coordenadora de Saúde da Mulher, a  prevenção é o melhor caminho e o autoexame, aquele realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ainda é fundamental. Este tipo de exame ajuda no conhecimento do próprio corpo e a qualquer sinal de alteração como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, ou outros sinais que julgue suspeito, a mulher poderá se dirigir ao serviço de saúde mais próximo.  Mesmo que não se descubra qualquer alteração pelo autoexame, as mulheres devem se consultar ao menos uma vez ao ano com profissionais de saúde.


O autoexame deve ser realizado mensalmente por mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e assim realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Esta frequência com que se realiza o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.

Nenhum comentário: