sábado, 1 de novembro de 2014

Prefeitura de Nova Friburgo faz mutirão e prepara cemitérios para o Dia de Finados

Nos últimos 15 dias, os cinco cemitérios de Nova Friburgo, sob administração da Prefeitura,  receberam capina e limpeza especiais, além de caiação, visando receber visitantes no Dia de Finados, 2 de novembro. O responsável pelo Cemitério São João Batista, no Centro - Gerson Geraldes, informou que Nova Friburgo tem outros 12 cemitérios concedidos às comunidade e segundo ele estão prontos para receber as pessoas.

A limpeza do Cemitério São João Batista foi feita através de mutirão, com uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos. Foram retiradas seis caçambas de detritos. Esse mutirão soma-se à limpeza e manutenção realizadas durante todo o ano por cinco funcionários, sendo quatro coveiros e um zelador. O uso da capela mortuária é gratuito e também tem manutenção durante o ano inteiro. No Dia de Finados são celebradas missas a cada duas horas.

Os outros quatro cemitérios administrados pela Prefeitura são o Trilha do Céu, na estrada Fazenda da Laje, em Conselheiro Paulino, que tem cinco funcionários, nas funções de coveiros e zeladores; de Campo do Coelho, Riograndina e São Pedro da Serra, cada um com dois funcionários.

Não há mais cova rasa no São João Batista, somente nos outros quatro cemitérios. Sepultamentos no cemitério do Centro somente com consentimento das famílias proprietárias dos jazigos. A manutenção dos túmulos é por conta das famílias. Neste dia de Finados, o escritório do Cemitério São João Batista funciona das 7h às 18h, mesmo horário em que o campo santo estará aberto à visitação. Gerson Geraldes alerta para que ninguém deixe pertences sobre os túmulos ou em qualquer outro lugar a fim de evitar furtos,. A orientação é para que os visitantes também evitem recipientes com água por causa da dengue.

A venda de flores será como nos anos anteriores, na pista interna da antiga Rodoviária Leopoldina, no início da Rua Modesto de Mello, que estará interditada ao trânsito, juntamente com a Lopes Trovão, atrás da Prefeitura. Só no São João Batista são aguardados 12 mil visitantes. Em função disso haverá apoio das secretarias de Saúde, com uma ambulância, e de Ordem e Mobilidade Urbana, através dos setores de trânsito, Guarda Municipal e Posturas, além da Polícia Militar.

Na segunda-feira, dia 3, outro mutirão da equipe da Secretaria de Serviços Públicos será realizado para limpeza do Cemitério São João Batista, principalmente para remoção de velas. As flores serão retiradas dos túmulos em até 15 dias.

Mais informações pelos telefones (22) 2533-2176 e 9-9213-3834, com Gerson Geraldes.

Nenhum comentário: