domingo, 21 de dezembro de 2014

Unidade SENAI de Nova Friburgo vai receber Fab Lab com equipamentos de última geração

Laboratório que faz parte de uma rede mundial criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e conectada com demais unidades mundiais será instalado na região

O Senai Nova Friburgo conquistou o primeiro lugar no Desafio Senai Fab Lab, que reuniu 16 unidades de todo o estado do Rio de janeiro, e contará, a partir de 2015, com o SENAI Fab Lab, um ambiente voltado à educação profissional, pensado para estimular a inovação, com laboratórios de fabricação digital voltados, principalmente, para o desenvolvimento de protótipos de produtos.

O SENAI Nova Friburgo foi escolhido para sediar a primeira das unidades do laboratório no interior do Estado, e a terceira do Brasil, após apresentar o potencial para implantação e desenvolvimento das atividades do espaço, levando em conta o histórico com projetos de inovação e premiações em conjunto com alunos, professores e a presença de empresas relevantes na região.

Como prêmio, a Unidade receberá a adequação física do local e compra de materiais de consumo e equipamentos, como cortadora a laser e impressora e scanner 3D. Além disso, como o Fab Lab está conectado a outros laboratórios da rede, os estudantes terão a oportunidade de trocar informações e experiências com pesquisadores do mundo todo para que seus projetos sejam executados de maneira colaborativa.

O SENAI Rio é a primeira instituição de educação profissional a adotar o Fab Lab no Brasil. Esse pioneirismo desenvolve em seus alunos habilidades, competências e atitudes inovadoras, melhorando ainda mais o processo de formação profissional.

Nenhum comentário: