domingo, 26 de abril de 2015

Alunas de curso técnico de Macuco visitam Queijaria Escola

Intuito é conhecer na prática lições ensinadas durante as aulas

Questão bem definida pela administração do prefeito Félix Lengruber em Macuco, o aumento na oferta de cursos profissionalizantes promete se converter em geração de emprego e renda para os munícipes futuramente. Uma demonstração disso é o Curso Preparador de Doces e Conservas, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município.

Realizado pelo SENAI, em parceria com o Sindicato Rural de Trajano de Moraes, sob coordenação da própria Secretaria de Desenvolvimento Social de Macuco, num trabalho idealizado pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), o curso dará suporte profissional às participantes, que têm demonstrado grande interesse no aprendizado.

Para mostrar na prática lições aprendidas nas aulas, foi organizada, na semana passada, uma visita à Queijaria Escola Suíça, em Nova Friburgo. As cursistas foram acompanhadas por Jucilea Brito, representante da administração local e responsável pelo PRONATEC em Macuco, e pelos professores Kurt Kaufmann e Elaine Monteiro.

Durante a incursão – que não ficou restrita à queijaria, pois as estudantes também visitaram o Horto do Japonês e a Estufa Oliveira – muitas novidades foram apresentadas às atentas alunas macuquenses, aproveitando explanação da técnica da empresa, que detalhou os processos de produção e fabricação de queijos e chocolate, desde a captação da matéria prima até achegada do produto final ao consumidor.

Nas visitas seguintes, as alunas foram contempladas com novos aprendizados. Elas observaram trabalhos realizados no horto e nas estufas, onde conheceram inúmeras técnicas, tipos de flores e mudas, entre elas cebola ornamental, antúlio, bromélia, orquídea, samambaias, jiboias, flor de maio, quaresmeira, cerejeira flor, sibipiruna, couve-flor, alface, alho poro, brócolis, couve-barcelona, mostarda, almeirão e repolho.

Após conheceram o Museu do Colonizador, as estudantes retornaram a Macuco com ânimo renovado, reconhecendo na iniciativa da administração local uma forte aliada. “Elas ficaram empolgadas com tudo que viram e constataram estar diante da oportunidade de conquistar uma profissão bastante promissora”, relata Jucilea Brito.

Nenhum comentário: