domingo, 26 de abril de 2015

Produtores cordeirenses recebem adubo produzido com material das baias da Expo Cordeiro

A Secretaria de Agricultura de Cordeiro continua distribuindo para os produtores rurais o composto orgânico produzido com material retirado na limpeza do Parque de Exposições Raul Veiga, após a realização da Expo Cordeiro 2014. Segundo o secretário Lauro Conde, o objetivo é demonstrar o efeito do insumo na recuperação dos solos e no aumento da produtividade agropecuária.

Na época da feira agropecuária, a Secretaria de Agricultura acompanhou a limpeza das baias dos animais para posteriormente produzir o composto que serve para adubar a terra no cultivo de diversos tipos de culturas. A palha utilizada para servir de cama aos animais foi recolhida com as fezes e urina incorporadas, já que o produto final é resultante da decomposição natural de matéria orgânica, através de técnicas de controle da umidade, temperatura e reviramento da mistura dos componentes.

O material recolhido foi disposto dentro da área de capineiras do Parque Raul Veiga, nas imediações do circuito da Mata do Posto, e foi trabalhado para se transformar em adubo orgânico pronto para ser aplicado ao solo e para promover a reestruturação das suas condições físicas e químicas.

O processo de preparação teve início em agosto do ano passado e se prolongou por cerca de 120 dias, para que o material pudesse ser utilizado em condições adequadas. “O composto pode ser aplicado em diversas culturas, como hortas, jardins e culturas econômicas, como cana, milho e capineiras”, explica Lauro Conde.

Nenhum comentário: