terça-feira, 26 de maio de 2015

Coleta de lixo eletrônico e óleo vegetal saturado chega às escolas de Cordeiro

Ação possibilita criação de 11 pontos de coleta na cidade

A Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou a distribuição de coletores de óleo vegetal saturado e lixo eletrônico nas escolas da Rede Municipal de Ensino, para que elas se tornem pontos de coleta dos resíduos nas comunidades dos bairros onde estão situadas. A ação também tem como objetivo tornar os alunos multiplicadores das mensagens de preservação ambiental, fazendo com que eles levem aos seus familiares e amigos a importância da destinação correta desses materiais.

Funcionando em parceria com cooperativas especializadas, os projetos de coleta de óleo saturado e lixo eletrônico, da Secretaria de Meio Ambiente, serão integrados ao projeto “Como tornar a sua escola sustentável”, executado pela Secretaria de Educação. O secretário de Meio Ambiente, Paulo Araujo, ressalta que as parcerias entre as secretarias facilitam a execução dos projetos e trazem benefícios ao meio ambiente.

Após a ação, Cordeiro passa a ter 11 pontos de coleta, incluindo a sede da Secretaria de Meio Ambiente, as creches e escolas municipais, atendendo aos seguintes bairros: Centro, Jardim de Alah, Retiro Poético, Rodolfo Gonçalves, Iperj, Constantino, Manancial e Lavrinhas

Reforçando a parceria, alunos da escola municipal Zuleika Rodrigues, do bairro Retiro Poético, participarão de passeio ecológico, na semana do meio ambiente, em junho, ao Parque Estadual Três Picos, em Boca do Mato, no Município de Cachoeiras de Macacu, para conhecerem a biodiversidade da unidade de conservação administrada pelo INEA-RJ e participarem de trilhas e palestras.

É importante informar que com a gestão adequada dos resíduos coletados e destinados para reciclagem e reaproveitamento, Cordeiro protege o seu meio ambiente e ganha com o repasse do ICMS Verde pelo Governo Estadual, pudendo lançar mão de mais recursos para ações ambientais.

Nenhum comentário: