quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Destaques da exportação no Centro Norte Fluminense recebem prêmio da FIRJAN

Na noite de segunda-feira (23.11), empresas que tiveram destaque em suas atuações no comércio exterior receberam o prêmio Rio Export, entregue anualmente pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema FIRJAN. A solenidade aconteceu na sede da Federação no Centro Norte Fluminense, em Nova Friburgo, durante a reunião mensal do Conselho Empresarial. As instituições premiadas foram reconhecidas pela quantidade de negócios realizados, pela emissão de certificados de origem – que comprova procedência brasileira de mercadorias – e também por terem chamado atenção dentro de suas atividades no cenário regional.

Da esquerda para a direita: Cláudio Cariello Marques, da CCM Fashion Fitness; Vicente Bastos Ribeiro, da Fazenda Soledade; Márcia Carestiato Sancho, presidente da Representação Centro Norte Fluminense da FIRJAN; Sandra Sanglard e Robson Batista da RED Sports; e Elisabeth Boscolo Muylaert, empresária e agente de comércio exterior.

A Fazenda Soledade, produtora de cachaça de Nova Friburgo, ficou com o prêmio de maior exportadora. O diretor presidente, Vicente Bastos Ribeiro, diz que o reconhecimento traz ainda mais ânimo para manter o trabalho de “levar o Brasil na garrafa para o mundo inteiro”. A marca já exporta para Alemanha, Suíça, Itália, Estados Unidos e Japão, além de estar negociando com os chineses. “A cachaça é um produto que nasceu e cresceu com o país e fazer exportação não é uma coisa rápida, é um trabalho que se constrói com o tempo. Então, o prêmio vem como uma injeção de ânimo” revela o empresário.

Pelo trabalho como agente exportadora, a empresária Elisabeth Boscolo Muylaert também foi homenageada. Neste ano, ela foi reconhecida por uma instituição paulista como a melhor agente de comércio exterior do interior do Brasil. Já é a terceira vez que é contemplada com o reconhecimento. Elisabeth trabalha há 15 anos como agente de comércio exterior e oferece o serviço gratuito através do Exporta Fácil, programa dos Correios. A especialidade da empresária é a atuação com micro e pequenas empresas. “Eu me sinto muito feliz porque ganho dinheiro com aquilo que tenho paixão, mesmo atendendo as empresas gratuitamente e muitas vezes fazendo para eles o primeiro passo rumo à exportação. É gratificante vê-las crescendo e caminhando com as próprias pernas”, confessa ela.

Na categoria Destaque Certificado de Origem as empresas Indelbrom do Brasil e RED Sports ficaram empatadas. A Indelbrom, localizada em Sumidouro, tem mais de 30 anos de experiência na fabricação de equipamentos para perfuração de rochas. Já a RED Sports ganhou destaque nacional ao figurar entre grandes marcas na revista de moda L’OFFICIEL, sendo considerada uma empresa que dita tendências quando o assunto é fashion fitness.

Como destaque da Representação Regional da FIRJAN no Centro Norte Fluminense, a homenageada foi a CCM Fashion Fitness. Tendo celebrado recentemente 20 anos de história, a empresa é uma das maiores marcas de moda brasileira, presente em todo país, com lojas exclusivas e produzindo mais de 800 mil peças por ano.

Márcia Carestiato Sancho, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro Norte Fluminense, diz que o prêmio não é apenas uma forma de prestigiar o trabalho do empresário que vem se destacando, mas também “uma maneira de incentivar outros que podem achar na exportação uma salvaguarda para os negócios em tempos difíceis”, afirma a presidente.

Diagnóstico da exportação

Durante o evento também foi apresentado o Diagnóstico do Comércio Exterior do Estado do Rio, pelo Centro Internacional de Negócios do Sistema FIRJAN (CIN). O estudo, feito a cada dois anos, tem o objetivo de traçar o perfil das empresas fluminenses que atuam no Comércio Exterior e mostrar quais os obstáculos internos e externos enfrentados pelos empresários para importar e exportar.

Em 2014, o Rio de Janeiro foi o segundo estado em participação no comércio exterior brasileiro, ficando atrás apenas de São Paulo. O saldo comercial do Rio se manteve positivo apesar do saldo negativo do Brasil, depois de 13 anos de superávit.  As exportações do estado do Rio de Janeiro, no entanto, apresentaram uma queda de 21%. Já as importações tiveram um aumento de 5,9%.

Alguns dos principais pontos destacados pelo Diagnóstico do Comércio Exterior:

• Nove em cada dez empresários acreditam que é preciso superar a burocracia e outros entraves às exportações, como custo do transporte interno e custos portuários;

• 55% das empresas desconhecem o Portal Único do Comércio Exterior, lançado em 2014 pelo Governo Federal, que estabelece processos mais eficientes e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior;

• 11% das empresas citam as barreiras não tarifárias como principal entrave nas negociações, na edição anterior o índice era de apenas 2%;

• Se os entraves fossem minimizados, 86% dos entrevistados investiriam mais em exportações;

A Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro Norte Fluminense está localizada na Avenida Alberto Braune, número 12, no Centro de Nova Friburgo.

Nenhum comentário: