quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Prefeitura de Cordeiro apresenta projeto de revitalização do Rio Macuco

A Secretaria de Agricultura de Cordeiro inicia, esta semana, um projeto de proteção e recuperação das nascentes e afluentes do Rio Macuco. Na primeira fase será realizado trabalho de campo com levantamento das nascentes localizadas acima da barragem de captação de água da Companhia Estadual de águas e Esgotos (CEDAE), situada em Monnerat, distrito de Duas Barras, em parceria com a companhia.

O projeto contará com a participação de alunos do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estácio de Sá, de Nova Friburgo, que irão oferecer suporte técnico na pesquisa dos ambientes circundantes às nascentes trabalhadas. As nascentes serão identificadas, cercadas e, caso haja necessidade, reflorestadas, para uma melhor acumulação de água.

O programa de revitalização foi apresentado no dia 11 de novembro, no Centro Cultural Ione Pecly. Além da comunidade cordeirense, foram convidados representantes de Cantagalo, Duas Barras e Macuco, municípios cortados pelo rio. A apresentação contou com a presença do prefeito Leandro Monteiro e dos representantes do INEA, José Wenceslau Junqueira (superintendente regional da Bacia Dois Rios), Flavio Valente (engenheiro florestal) e Alexandre Cruz (geólogo).


O secretário de Agricultura de Cordeiro, Lauro Conde, informou que a prefeitura irá mapear e identificar as nascentes, fará o acompanhamento do trabalho de campo e elaboração de projetos específicos de intervenção e/ou reflorestamento.

Após apresentar projeto de pontos de acumulação de água, desenvolvido na zona rural do município, o secretário alertou sobre a situação da região Sudeste, em razão das mudanças climáticas causadas por desmatamentos, consumo exagerado de água e uso inadequado do solo. “Há menos quantidade de água infiltrando no solo, que está mais impermeável, o que acarreta a diminuição do curso de água nas nascentes”, citou.

Lauro Conde disse que o trabalho começa nas microbacias, onde se inicia o processo hidrológico, e que o manejo correto do solo irá permitir uma maior infiltração de água para alimentar nascentes, córregos e rios. O secretário terminou a sua explanação pedindo a colaboração da população na economia do consumo de água e na preservação das matas.

Nenhum comentário: