quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Roda de conversa aborda saúde das mulheres lésbicas e bissexuais

O Centro de Cidadania LGBT Serrana – Hanna Suzart, promoveu na última sexta-feira, 26, uma roda de conversa sobre a saúde das mulheres lésbicas e bissexuais. O encontro contou com a presença da ativista, vice-presidente do Grupo Arco-Íris e secretária da Igualdade Racial da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Marcelle Esteves, que proferiu uma palestra para o grupo participante do bate-papo.


As mulheres lésbicas não recebem um atendimento diferenciado na rede de saúde. Quando elas precisam passar por consultas ou exames ginecológicos, dificilmente elas são indagadas sobre a opção sexual. Ou seja, são poucos os profissionais que dão este tipo de abertura para o diálogo com as pacientes lésbicas e bissexuais. Muitas se sentem constrangidas e acabam não recebendo o atendimento adequado, pois existe uma especificidade dentro destas populações. Por isso estamos trazendo à tona este assunto em uma roda de conversa” – destacou Sílvia Furtado, coordenadora do Centro de Cidadania LGBT.

A roda de conversa foi uma iniciativa do Centro de Cidadania LGBT de Nova Friburgo alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado nacionalmente no dia 29 de agosto. A data foi criada por ativistas lésbicas brasileiras, dedicada ao dia em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas – SENALE, realizado em 1996, no Rio de Janeiro.

Outra ação em Nova Friburgo serviu para marcar a data. Na segunda-feira, 29, um ato público, organizado pelo Coletivo Feminista de Nova Friburgo e com o apoio da Centro de Cidadania LGBT, aconteceu no centro da cidade, em frente ao IENF. Foram entregues materiais informativos, visando o fortalecimento da luta por respeito, direitos e visibilidade das mulheres lésbicas, bissexuais e trans.

Nenhum comentário: