sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Cordeiro se destaca no Ranking de Eficiência dos Municípios Brasileiros

A Folha de São Paulo e o Instituto Datafolha realizaram pesquisas, ao longo de um ano, para avaliar o desempenho das administrações públicas municipais em todo o Brasil. Após as avaliações foi criado o REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha). Cordeiro aparece em posição de destaque entre os 5.281 municípios pesquisados, classificado como município eficiente, sendo o 60º colocado no país e o 7º colocado no Estado do Rio de Janeiro.

O REM-F quantifica o cumprimento de funções básicas do município, previstas em lei, segundo os recursos disponíveis. Após pesquisas e testes, foram selecionadas oito variáveis, subdividas em quatro categorias – educação, saúde, saneamento e finanças. Em educação, tomou-se como parâmetro os percentuais de crianças de 4 e 5 anos matriculados no ensino fundamental e de 0 a 3 que frequentam creches.

Em saneamento foram considerados o percentual de domicílios na rede de fornecimento de água, esgoto e os atendidos pelo sistema de coleta de lixo. Na saúde foi levantada a cobertura por equipes de atenção básica e o número de médicos por habitante no município.

Junto ao Tesouro Nacional, coletou-se a receita per capita dos municípios, dado que quando utilizado como denominador dos escores de cobertura das políticas públicas das três áreas citadas anteriormente, fornece a métrica de eficiência do REM-F.

O índice de eficiência varia de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, mais eficiente é o município no alcance de metas básicas. De acordo com os escores obtidos, os municípios são alocados em quatro subgrupos: ineficientes, cidades com pouca eficiência, com alguma eficiência e os eficientes.

O prefeito Leandro Monteiro destacou que sua equipe sempre se empenhou para que o município obtivesse bom desempenho nas áreas citadas, que, segundo ele, são essenciais para o bem-estar da população. “Cordeiro está classificado entre os municípios eficientes, o que nos orgulha muito”, afirma o prefeito.

Nenhum comentário: