sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Defesa Civil divulga dados da chuva em Nova Friburgo após período de estiagem

Após um período de estiagem de quase quatro meses, Nova Friburgo registrou em 24h uma média de 45mm de chuvas. O temporal, que teve início na tarde do dia 31 de agosto, e cessou logo pela manhã de quinta-feira, dia 1º, registrou o pico mais alto no Vale dos Pinheiros, com 72mm, e o mais baixo em Cardinot, 25mm. A Defesa Civil recebeu poucas ocorrências, envolvendo apenas quedas de árvores.

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas na cidade foram pontuais e isoladas, ocasionadas pela mudança do tempo. Com a entrada da frente fria, a chuva com vento foi responsável pela queda de árvores em alguns lugares da cidade. Os principais acidentes aconteceram na Av. Comte Bittencourt, no Centro, na Granja Spinelli e no Nova Suíça. Não foi registrada nenhuma queda de barreiras, sendo identificados apenas alguns pontos de alagamento em ruas do centro da cidade.

Pontos de alagamento são comuns em dias de chuva forte. Mas o centro de Nova Friburgo, apesar de acumular água em algumas ruas, tem uma característica importante. A água desce rápido, que é sinal de que a drenagem está funcionando. Não há motivo de alarde para isso” – salientou Robson Teixeira, subsecretário de Defesa Civil.

No entanto, a Defesa Civil chama a atenção da população para o perigo dos ventos fortes. “Para as próximas semanas não temos previsão de chuva forte. No entanto, é sempre bom alertar para a questão dos ventos. Em muitos lugares fizemos podas preventivas, como na Praça Getúlio Vargas, mas a população deve colaborar não deixando telhas soltas, principalmente as de zinco que são perigosas, podar galhos e verificar se as árvores de suas casas estão em risco iminente. Caso estejam, entrar em contato com a Defesa Civil para avaliação” – destacou Robson.

O telefone da Defesa Civil para este tipo de solicitação é o 199.

Nenhum comentário: