domingo, 4 de setembro de 2016

Hemocentro precisa de doação de sangue urgente

O Hemocentro Região Serrana, que fica no Hospital Municipal Raul Sertã e atende, além de Nova Friburgo, outras 13 cidades vizinhas, precisa de doadores de sangue para estabilizar o estoque, que está baixo.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 e 67 anos de idade; pesar mais de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; ter repousado por, no mínimo, 6 horas na noite anterior; ter se alimentado (evitando refeições gordurosas); não estar amamentando ou grávida e não ter contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para AIDS. 

Em algumas outras situações, a doação deve ser adiada, como quando o doador ingeriu bebida alcoólica nas últimas 24 horas; fez uso de algum medicamento (depende do tipo de medicamento); passou por parto normal nos últimos 90 dias ou por cesariana nos últimos 180 dias; quando houve extração dentária nas últimas 72 horas; sofreu transfusão de sangue ou fez tatuagem no último ano. 

Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de doze meses. Já as mulheres podem fazer a doação a cada três meses, sendo até três vezes ao longo de doze meses.


As doações podem ser realizadas de 2ª a 6ª feira das 8h às 11h30. A documentação exigida para doação é um documento oficial com foto, que pode ser o RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte.

Nenhum comentário: