sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Nota do Sistema FIRJAN sobre a conclusão do processo de impeachment

A conclusão do processo de impeachment e a posse de Michel Temer na Presidência da República encerram um dos períodos mais conturbados da história nacional. O processo obedeceu a Constituição, foi supervisionado pela mais alta corte do país e garantiu todo o direito de defesa à presidente afastada. Seu desfecho reflete a solidez de nossas instituições e da democracia brasileira.

Agora é chegado o momento de buscar, no Congresso, a aprovação das medidas estruturais necessárias para o ajuste fiscal, como o teto para os gastos públicos e a reforma da Previdência. Junto com a flexibilização das leis trabalhistas, isto permitirá a volta da confiança dos agentes econômicos e a retomada do desenvolvimento econômico e social.

O equilíbrio das contas públicas poderá ser reforçado por ações adicionais de curto prazo, que representam um enorme potencial de arrecadação, eliminam o recurso ao aumento de impostos sobre o setor produtivo e ainda contribuem para o crescimento pela via dos investimentos. Uma medida essencial seria um ousado plano de privatizações e concessões, que abre espaço para o retorno dos investidores estrangeiros, viabilizando a retomada dos empreendimentos na área de infraestrutura.

É hora de reconstruir o Brasil.

Nenhum comentário: