sábado, 3 de setembro de 2016

Secretaria de Meio Ambiente entrega laudos autorizando a recuperação de prédio afetado em 2011

Em reunião realizada no final da tarde da última quinta-feira, 01, com moradores do prédio Cristina Ziede, que teve parte da sua estrutura destruída no evento climático de 2011, o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard, entregou laudos autorizando solução definitiva sobre o que será feito com a construção.

O prédio, que teve uma parte severamente atingida, foi totalmente desabitado e interditado. Desde então, em caráter de urgência pelo governo do Estado pelo fato da estrutura de fundação ser comum a toda a construção. Os laudos das obras feitas pelo Governo do Estado sobre a contenção de encostas próximas ao prédio atestam a segurança do local.

O secretário afirma que a partir de agora os proprietários têm, legalmente, a autorização para tomar a decisão sobre o que será feito com o prédio: se ele será demolido ou se a estrutura original afetada será reconstruída. Ele afirmou ainda que os moradores já tem um laudo de uma empresa especializada em engenharia e recuperação estrutural que atesta que a reconstrução é possível. 

Segundo Alexandre, a recuperação da estrutura é viável uma vez que o imóvel é de excelente qualidade. Além disso, a reconstrução do imóvel seria mais um marco da recuperação da cidade, já que a imagem do prédio, assim como inúmeras outras, viajou o mundo. Isso marcará a retomada de um espaço que é legitimamente dos friburguenses.

Após a entrega do laudo da Defesa Civil e do documento com o parecer da secretaria de Meio Ambiente ao síndico do imóvel, os moradores realizarão uma assembléia na qual serão decididas as medidas a serem tomadas para a promoção de uma solução técnica do imóvel. A Defesa Civil só pode desinterditar o prédio após as obras de recuperação serem realizadas e devidamente vistoriadas.

Nenhum comentário: