segunda-feira, 10 de abril de 2017

Subsecretaria de Bem-Estar Animal inicia ação em favor de animais comunitários

Você sabe o que é um cão comunitário? É aquele cachorro (mas pode ser qualquer animalzinho) que, apesar de não ter proprietário definido e único, é adotado por grupos específicos de pessoas, que pegam para si a responsabilidade de cuidar de um ou mais animais, sem necessariamente levá-los para casa. Essas pessoas, ou tutores, precisam oferecer todas as condições para que os animais tenham uma vida saudável, o que provavelmente já o fazem espontaneamente. Ou seja, o animal estabelece com a população do local onde vive vínculos de dependência e manutenção.


Pensando nisso, e baseada em lei municipal criada no conceito de animal comunitário, a subsecretária de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Nova Friburgo, Monique Malhard Erthal, iniciará medidas para efetivar a legislação no município. A começar pelo cadastramento dos animais comunitários. A primeira ação neste sentido será no Cônego, com três cachorros residentes na Praça de Sant’Ana.

O cadastramento será feito com a identificação do animal e do tutor, ou tutores. Uma ficha será preenchida com os dados do animal e foto, e na coleira será afixado o número desse documento de identificação. De acordo com Monique Malhard, o tutor, que voluntariamente, e espontaneamente, já cuida de algum animal comunitário, terá que cumprir alguns deveres como prevê a lei, tais como manter o bicho alimentado e abrigado. A Subsecretaria de Bem-Estar Animal, inclusive, instalou uma casinha na Praça de Sant’Ana, para que esses cães tenham uma área coberta.

O objetivo da iniciativa é garantir boas condições e qualidade de vida aos animais comunitários que vivem pela cidade, próximos de nossas casas. 

Monique adianta que o trabalho terá início pelo Cônego, mas se estenderá por toda a cidade. Qualquer dúvida ou mais informações, o telefone da SSUBEA é 2525-9164.

Burrico resgatado pela Prefeitura está bem cuidado após maus-tratos

Recentemente, a subsecretária de Bem-Estar Animal, Monique Malhard, e a coordenadora Janaína do Waltinho visitaram o “Santuário dos Reinos”, para acompanhar o atendimento ao burrico “Rama”, pelo veterinário Rodrigo Furlanetto Rossi, diretor responsável pela captura de animais de grande porte em Nova Friburgo. Esse animal, que foi encontrado com ferimentos causados por maus-tratos, foi adotado pelo santuário após intervenção da subsecretaria municipal.

Um comentário:

Unknown disse...

Infelizmente, apesar da ação da Ssubea e de protetores, um dos cães que vivia na praça do Cônego foi atropelado e morto neste último final de semana. É preciso que as ações sejam mais ágeis e efetivas.