quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Negada autorização para processo contra Temer no STF

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira, por 263 votos a 227 e 2 abstenções, a autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) abrir processo criminal contra o presidente da República, Michel Temer, por crime de corrupção passiva.

Entenda o caso

A denúncia do procurador-geral contra Temer foi elaborada a partir de delação premiada do empresário Joesley Batista, do grupo J&F, que controla o frigorífico JBS e outras empresas.

Segundo Janot, Temer teria recebido R$ 500 mil do empresário por meio do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, então assessor especial de Temer. Rocha Loures chegou a ser preso em junho por determinação do ministro Edson Fachin, do STF, relator do inquérito sobre o caso (Inq 4517). No final do mesmo mês, a prisão foi convertida em prisão domiciliar.

Como a denúncia é por crime comum, a Constituição Federal determina o julgamento pelo STF, mas desde que 2/3 dos deputados considerem procedente a acusação, o que não ocorreu.

O parecer foi elaborado pelo deputado Paulo Abi-Ackel, após a comissão derrotar parecer favorável apresentado anteriormente pelo deputado Sergio Zveiter . Abi-Ackel considerou que, na denúncia da PGR, não há provas que justifiquem processo contra Temer.

Nenhum comentário: