sábado, 5 de agosto de 2017

Prefeito Renato Bravo recebe neto de Oscar Niemeyer para alinhar ação literária na cidade

Carlos Oscar Niemeyer, neto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, e fundador da Associação Cavaleiros da Cultura, criada em 2008, em Rio Novo, Minas Gerais, esteve na tarde de quarta-feira, 2, no gabinete do prefeito Renato Bravo, para alinhar ações culturais a serem promovidas futuramente na cidade.

O projeto Cavaleiros da Cultura é responsável por desenvolver projetos de incentivo à leitura voltados para crianças e adolescentes. Como instrumento, a instituição criou as cavalgadas culturais – viagens com doações de livros – apostando em regiões distantes do país e que fiquem fora do eixo das grandes cidades.

A ideia é promover, inicialmente, duas ações – a primeira deverá ser realizada durante o evento literário que acontecerá em Nova Friburgo no mês de outubro, e a segunda, em 2018, nas comemorações do bicentenário da cidade. 

Posteriormente, entrará em estudo a viabilidade de se fazer uma cavalgada cultural com distribuição de livros nos moldes das que acontecem na Fliminas – Festa Literária de Minas Gerais – que este ano acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto.

A primeira expedição literária realizada pelo projeto ocorreu em julho de 2007, quando 16 cavaleiros participaram da “Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer”, idealizada por seu neto, Carlos Oscar. Partindo de Goianá (MG), a homenagem ao maior arquiteto brasileiro consistiu na distribuição de 12 mil livros em 25 bibliotecas e escolas públicas de cidades do interior de Minas e São Paulo. Foram 813 quilômetros percorridos até a cidade de Barretos (SP), em 19 dias de atividades intensas.

Queremos mostrar o potencial que tem o interior. Levar ações culturais para essas regiões e dar oportunidade às pessoas que querem se aculturar. Nossa proposta é ampliar o projeto e beneficiar o máximo de pessoas possível com o incentivo à leitura, sobretudo, as crianças, que é onde temos de investir com mais força”, declarou Carlos Oscar Niemeyer.

Para conhecer mais sobre a iniciativa e o projeto Fliminas, que este ano estará em sua quarta edição e homenageará o poeta Carlos Drummond de Andrade, os secretários de Educação e Turismo de Nova Friburgo, Renato Satyro e Wilton Neves, respectivamente, foram convidados a comparecer ao evento a fim de estreitarem a parceria.

Nenhum comentário: