segunda-feira, 25 de setembro de 2017

LBV promove palestra sobre bem-estar e direito dos idosos

A Legião da Boa Vontade (LBV) da cidade de Nova Friburgo e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) realizaram recentemente uma palestra informativa sobre o bem-estar e os direitos da pessoa idosa. A palestra “ Interação com os direitos – Terceira Idade ativa e cidadã”, aconteceu no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, com o intuito de orientar e conscientizar aos atendidos do programa Vida Plena, acerca dos seus direitos.

Ana Paula Cavalcante, superintendente do CREA, detalhou sobre a atividade: “ estamos aqui, em parceria com a LBV, para passarmos algumas ações com relação ao idoso, porque no dia 1º de outubro comemora-se o Dia do Idoso. A nossa assistente social Sabrina Perrout, direcionou sobre os deveres e direitos do idoso e passou um pouco do Estatuto do Idoso pra eles.”


Segunda Ana Paula Cavalcante, o retorno dos participantes foi muito proveitoso: “ excelente! São super participativos! E estamos aqui pra passar um pouco do nosso trabalho sobre direitos.”

Ana Olívia Lemos, assistente social da LBV, fala do programa Vida Plena oferecido aos idosos do município: “ esse programa acontece todas às quintas-feiras para 26 idosos de situação de vulnerabilidade social. Em setembro e outubro, escolhemos como os dois meses da cidadania para trazer os direitos, mostrar conteúdo que os atendidos não têm acesso. A partir desse projeto, eles vão sair daqui com mais informações que não tinham e repassar aos outros também. Isso contribui para o processo de envelhecimento saudável e melhorar a qualidade de vida.”


De acordo com a assistente social, novos temas serão abordados em outras palestras: “ quem quiser participar, é só vir ao Centro Comunitário de Assistência Social da LBV e nos procurar. O programa está crescendo, iniciamos a oficina musical e, a cada momento, a equipe inteira trabalha para trazer atividades diversificadas para acrescentar.

Para o atendido Wilson Delgado, garçom aposentado, a atividade foi muito boa: “ foi muito bom, muito boa a conversa. Fiquei sabendo de coisas que nem imaginava que tinha direito, gostei muito.

A aposentada Arlete Bom, de 80 anos, participante do Vida Plena, concordou: “ achei muito importante, a gente nem pensa nesses direitos. Agora vou prestar muito mais atenção no que foi passado.”

O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, em Nova Friburgo, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 – Olaria. Telefone: (22) 2522-5078.

Nenhum comentário: