terça-feira, 21 de novembro de 2017

Profissionais da Maternidade homenageiam mães de bebês prematuros

A chegada de um bebê é sempre um momento único para uma família e, na maioria das vezes, é carregado de dúvidas, principalmente para os pais de primeira viagem. No caso de bebês nascidos antes do tempo de gestação ideal, os prematuros, a situação se torna bem mais delicada, inclusive para os pais já veteranos. Sensibilizados com isso, a equipe de profissionais do Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro realizou uma homenagem para as mães de bebês prematuros na sexta-feira, 17, pelo Dia Mundial da Prematuridade, comemorado na mesma data.

Moradora do bairro Cordoeira, Giseli Ribeiro, de 21 anos, é uma dessas mães que enfrenta as dores de ter um parto prematuro. Com apenas 29 semanas de gestação, ela deu entrada na Maternidade na quarta, 15, com descolamento de placenta e passou por uma cesariana de emergência. O bebê, nascido com pouco mais de 1kg, recebe todos os cuidados necessários na Unidade Intermediária Neonatal (UI) e a mãe, além de receber uma cartilha com orientações importantes para o cuidado com o prematuro, ganhou ainda uma homenagem simbólica da equipe.

Foto: João Luccas Oliveira
Fui muito bem atendida e acolhida nesse momento tão delicado para mim e meu filho. Sou muito grata à toda equipe da Maternidade pela atenção e carinho que nos deram”, disse Giseli. 

A coordenadora de enfermagem da unidade, Samyra Oliveira, explicou que, mensalmente, cerca de 150 partos são realizados e que, aproximadamente, 60 bebês nasceram prematuros entre janeiro e novembro deste ano. Eles recebem todo o suporte necessário na Unidade Intermediária e em casos de extrema gravidade são encaminhados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal em unidades hospitalares referenciadas.

“Registramos um saldo bastante positivo com a sobrevida de noventa por cento dos bebês nascidos prematuros na nossa unidade. As mães e familiares do recém-nascido são atendidos por uma equipe multidisciplinar, que conta com assistente social, psicólogos, nutricionistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Tudo para dar o suporte necessário a eles nessa ocasião de tamanha fragilidade”, afirmou.

SOBRE A DATA – O Dia Mundial da Prematuridade, também conhecido como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, foi criada em 2009, sendo seguida em países como o Canadá, EUA, Austrália e Portugal. Hoje em dia, esta data é celebrada em mais de 50 países, com o intuito de se lembrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade. 

O Brasil é o 10° país no ranking mundial da prematuridade, tema apoiado pela Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros. 

Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores da prematuridade no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Nenhum comentário: