domingo, 19 de novembro de 2017

Proximidade do verão aciona alerta para desastres naturais

Falta pouco mais de mês para o início do verão, que vai de 21 de dezembro a 20 de março. Caracterizada por dias mais longos e quentes, a estação é associada às férias. Em contrapartida, é época de muitas chuvas devido ao aumento do calor no Brasil. Esse fenômeno eleva os riscos de desastres naturais e a propagação de epidemias como a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O Observatório dos Desastres Naturais, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), aponta que, nos últimos dez anos, os desastres naturais geraram 20.347 decretações de anormalidade. Já os casos de dengue chegaram a 802.249 somente em 2016, de acordo com o Ministério da Saúde.
Preparação

Os órgãos de defesa civil e de saúde já estão anunciando as ações para enfrentar os problemas característicos do verão. Seminário realizado em 7 de novembro no Ministério das Cidades, em Brasília, reuniu informações para a elaboração e implementação de planos de expansão urbana e medidas de gestão do solo urbano, com o objetivo de aumentar o controle de enxurradas e deslizamentos nos períodos críticos. No seminário, foram apresentados seis manuais elaborados ao longo de quatro anos de cooperação internacional e as perspectivas de parcerias para a melhoria das atividades de gestão de riscos e desastres no país.

As características geográficas do Brasil contribuem para a ocorrência de desastres, como explicou o consultor do Senado Joaquim Maia Neto, mas é a ocupação inadequada do solo que, segundo ele, aumenta a vulnerabilidade da população.

O último Anuário Brasileiro de Desastres Naturais publicado traz dados de 2013. Elaborado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o anuário registrou 493 destrastres naturais e 183 mortes. As ocorrências que mais mataram foram deslizamentos, enxurradas, inundações e chuvas intensas.

Defesa civil

A Defesa Civil é responsável por coordenar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Em articulação com os governos locais e a população, são desencadeadas ações preventivas e de resposta aos desastres, seguindo o princípio da defesa comunitária. Segundo o Ministério das Cidades, R$ 277 milhões foram destinados a essa política no biênio 2013–2014.

As ações de alerta e monitoramento são feitas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres. Em 2016, o órgão realizou 2.071 reconhecimentos de situação de emergência ou estado de calamidade pública, em 1.449 municípios brasileiros. Esse reconhecimento autoriza benefícios especiais temporários, a exemplo da liberação do FGTS aos afetados.

Nova Friburgo

O Coronel João Paulo Mori, responsável pela Defesa Civil de Nova Friburgo,  esteve esse ano no Japão, oportunidade em que participou de um curso temático na cidade de Kobe sobre "Políticas Gerais sobre a Prevenção de Desastres Naturais"; abriu inscrição para banco de voluntários; já realizou simulado em alguns bairros da cidade. O serviço de SMS via celular, no momento, encontra-se inativo, mas o TNF acredita que na época de maior chuva, o serviço volte a funcionar, bem como os pontos de apoio da cidade.

A Defesa Civil  fica na Avenida Alberto Braune 225 - Antiga Rodoviária - Centro 
Telefones: 199 - 2525-9157

A população pode, e deve, fazer a sua parte não jogando lixo nos rios 

Os rios e os canais entupidos com o lixo, não conseguem seguir livremente para frente, transbordando para os lados, espalhando esgoto e sujeira, destruindo  vidas, casas, móveis e transmitindo doenças. Além disso, o lixo também fica represado  em travessias e pontes , formando  uma verdadeira barreira que impede a passagem das águas.

Mantenha o rio  limpo. Assim, quando chover forte no verão, as águas vão correr mais livremente e não irão em direção à sua casa. 

Nenhum comentário: