segunda-feira, 18 de junho de 2018

Empresas de Friburgo e Teresópolis vencem Prêmio Ação Ambiental da FIRJAN 2018

A empresa EcoModas, de Nova Friburgo, foi vencedora no Prêmio Firjan Ação Ambiental 2018, na categoria Gestão de Resíduos Sólidos. A Le Canton Redes Hoteleiras, de Teresópolis, também venceu na categoria Relação com Públicos de Interesse.


O projeto Jeans EcoFashion, da EcoModas, reaproveita calças jeans para o desenvolvimento dos calçados sustentáveis Além disso, o tecido usado no forro interno dos sapatos é obtido por meio de reciclagem de garrafas pet, a etiqueta é feita a partir do reaproveitamento de retalhos de couro, a palmilha é feita da espuma de 01 centímetro de espessura descartada pelas das fábricas de bojos de sutiãs, o solado é feito de plásticos retirados do meio ambiente e a embalagem é feita com sacos de batatas recolhidos em uma rede de supermercados.

A Le Canton Redes Hoteleiras venceu com o Programa Sustentabilidade Diária Le Canton.  O projeto maximiza os benefícios socioambientais do empreendimento, ao incorporar a educação na gestão ambiental da empresa. Em 2017, cerca de 3 mil pessoas foram mobilizadas, entre colaboradores, horticultores, alunos e professores de escolas vizinhas, representantes da sociedade civil, do poder público e da comunidade do entorno.

A EcoModas e a Le Canton receberam troféus e vouchers de serviços no Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental no valor de R$ 5 mil.

Em sua sexta edição, o prêmio recebeu 49 projetos inscritos. A abordagem deste ano teve como foco “A Importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na Estratégia de Negócio”, visando destacar a importância da construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Federação, ressaltou a importância dos esforços das companhias, sobretudo neste momento de crise. "Infelizmente, sabemos que as ações negativas têm grande destaque na mídia, mas o número de inscritos este ano mostra que as empresas são resilientes, porque sabem que eles são essenciais para a sua sustentabilidade. Essas práticas servem como norte para todos os atores", ressaltou.

Vencedores

Na categoria Gestão de Gases de Efeito Estufa e Eficiência Energética, o projeto vencedor foi Sistema de Gestão de Energia conforme a ISO 50.001, como principal estratégia de Mitigação de Gases de Efeito Estufa na Indústria Siderúrgica, da Ternium Brasil, cuja aplicação resultou na redução de custos operacionais da ordem de R$ 26 milhões para a companhia.

Na categoria Gestão de Água e Efluentes, a vencedora foi A New Steel, que desenvolveu uma tecnologia de processamento e beneficiamento de minério de ferro sem uso de água, ou seja, com aplicação de tecnologia industrial a seco.

Na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, ganhou Caminhos da Fauna, da concessionária Concer, que implantou medidas, como cercas de proteção e passagens de fauna com câmeras de monitoramento, na BR-040 para evitar o atropelamento de animais. A implantação do projeto resultou em sete vezes menos animais atropelados.

Este ano foram oferecidas ainda duas menções Honrosas. Uma delas para o projeto Baía Urbana, do Instituto Mar Urbano que, filmado nas águas poluídas, mostrou a resiliente biodiversidade da Baía de Guanabara e difundiu o ODS 14 (Vida sob a Água), no documentário batizado com o mesmo nome.

E a segunda para o projeto Utilização de Biogás de Aterro, como Insumo Energético na Refinaria de Duque de Caxias, da Petrobras, que possibilitou a redução de mais de 67 milhões de m³ no consumo gás natural de fontes não renováveis entre 2013 e 2016, proporcionando diminuição nas emissões de mais de 132 mil toneladas de CO2.

Os premiados foram selecionados por uma comissão avaliadora independente composta por renomados especialistas do Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu durante o Seminário FIRJAN de Ação Ambiental.

Nenhum comentário: