quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Duas Barras promove campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

Em todo o país será realizada entre os dias 6 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. Conforme o Ministério da Saúde (MS), a meta é garantir a imunização de crianças de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos). Além disso, o objetivo é vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país e manter as coberturas homogêneas de vacinação. O “Dia D” da campanha de vacinação está marcado para o dia 18 de agosto. O Ministério da Saúde informa também que a meta é vacinar pelo menos 95% das crianças com a idade determinada pela campanha e que na haverá vacinação específica contra o Sarampo voltada ao público adulto.

A secretaria de Saúde de Duas Barras confirma que a vacinação será oferecida no PACS e no PSF de Fazenda do Campo, assim como no PSF de Monnerat, das 8h às 11h30. Já no “Dia D”, 18 de agosto, a vacinação ocorrerá das 8h às 17 h, no Ginásio de Esportes Maestro Sebastião José dos Santos e no PSF de Monnerat. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o Cartão da Criança.

Sobre o Sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. 

Em relação à Poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite . Já os menores de 5 anos que já tiverem tomado uma ou mais dose da vacina receberão a gotinha. 

Informações distorcidas, equivocadas e sem base científica têm circulado nos meios virtuais de comunicação, nos últimos meses, trazendo prejuízos às campanhas de vacinação e comprometendo a imunização contra diversas doenças, entre elas sarampo e poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

Nenhum comentário: