sexta-feira, 17 de agosto de 2018

MPF denuncia ex-deputado federal Cândido Vaccarezza

A força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná denunciou na quarta-feira (15), o ex-deputado federal e então líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza, e mais nove pessoas pela prática dos crimes de formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro, no contexto do esquema de corrupção relativo ao fornecimento de asfalto pela empresa americana Sargeant Marine à Petrobras.

A denúncia é fruto da 44ª fase da operação Lava Jato, cujas investigações tiveram início a partir de relato de Paulo Roberto Costa, em acordo de colaboração celebrado com o MPF. Foram colhidas provas adicionais a partir de buscas e apreensões e incluídos os resultados de quebra de sigilo bancário, fiscal e telemático e de pedidos de cooperação internacional. Entre as provas que corroboraram o relato estão, por exemplo, documentos que comprovam o pagamento de propinas mediante transferências bancárias no exterior, anotações de agendas e arquivos apreendidos em fases anteriores da operação que descrevem a divisão de comissões resultantes do negócio entre operadores, funcionários da Petrobras e o ex-deputado federal.

A partir dessas apurações, verificou-se a ocorrência de crimes no âmbito das contratações da Petrobras para aquisição de asfalto da empresa Sargeant Marine, por intermédio de um grupo criminoso, autodenominado Brasil Trade, do qual participavam funcionários, inclusive do alto escalão da Petrobras, operadores financeiros, um representante da Sargeant Marine no Brasil, além de Vaccarezza.

A denúncia ainda descreve que o produto do crime obtido pelo grupo em virtude da celebração dos contratos alcançou montante superior a US$ 2 milhões.

Ação penal: 5034453-06.2018.404.7000



Nenhum comentário: