sábado, 8 de julho de 2017

Em Nova Friburgo, LBV realiza Palestra de prevenção e conscientização contra as drogas

O uso de drogas entre adolescentes é uma grande preocupação para os pais, na sociedade atual. Daí a importância de mostrar ao adolescente, aos jovens, os perigos do uso das drogas e conscientizá-los sobre o desafio de dizer não, pois viver é bem melhor.

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate às Drogas*, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, na cidade de Nova Friburgo, RJ, realizou no último dia 29 de junho, em parceria com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas (SEMPOD), uma palestra preventiva sobre o tema para os atendidos do programa Criança: Futuro no Presente e seus familiares e também a entrega de informativos.


Tendo como foco os adolescentes atendidos no programa Criança: Futuro no Presente!, foi feita uma intervenção de acordo com a faixa etária e a maturidade dos atendidos, conduzida pelo mediador Helger Barboza, psicólogo da secretaria municipal de Políticas sobre Drogas, acompanhado da pedagoga Diesca Cunha, representante do órgão público.

O palestrante explicou a proposta da secretaria: “ hoje, estamos aqui na LBV trabalhando como articuladores. Costumamos trabalhar com três eixos – prevenção, cuidado e reinserção social. Entendemos que a prevenção é o caminho mais curto e mais viável no tratamento das drogas em geral. O traficante chegar até o usuário é também um problema de educação e de saúde. Então, procuramos trabalhar articulando tanto com a secretaria de saúde, a de educação, da assistência social e a de esportes, no intuito de prevenir e de tratar daqueles que precisam. Fazemos trabalhos de prevenção em escolas, ongs, nas ruas, encaminhamentos para clínicas. É uma secretaria nova e está à disposição dos que precisam”, psicólogo Helger Barboza.

Weverton da Silva,13 anos, atendido da LBV, fala do que aprendeu: “ a gente deve se prevenir e recusar qualquer coisa de ruim que ofereçam. Devemos procurar praticar esportes, ocupar o tempo com coisas boas, estudar bastante pra se afastar das drogas.

Um brado pela Vida

Há décadas, a Legião da Boa Vontade trabalha a pioneira campanha em defesa da vida - Não use Drogas. Viver é Melhor!. Idealizada por seu diretor-presidente, José de Paiva Netto, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade, principalmente as crianças e os jovens, dos perigos que as drogas oferecem e mostrar que o uso pode levar a um caminho trágico.

Em Nova Friburgo, região serrana do RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 - Olaria. Telefone para informações: (22) 2522-5078.

*A ONU designou o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. O Brasil adotou como o Dia Nacional de Combate às Drogas. A Organização Mundial de Saúde define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento (OMS).

Nenhum comentário: