sexta-feira, 7 de julho de 2017

Sebrae investe em conceitos de sustentabilidade para elaboração de seu estande e aposta na convergência setorial como fonte de fortalecimento da Moda na 27ª edição da Fevest

Diante da apresentação do novo conceito adotado para a 27ª edição da Fevest Festival – a maior Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima têxtil do país - denominado “Fevest 5.0”, em que tecnologia e inovação se mesclam aos princípios da sustentabilidade, o Sebrae/RJ buscou a mais pura representação desses ideais ao montar seu estande, que poderá ser visitado pelos frequentadores até o dia 09 de julho, quando se encerra o evento.


A iniciativa trata-se do upcycling, termo utilizado para a reinserção de materiais que seriam jogados no lixo para criar novos produtos sem o processo de reciclagem – que transforma algo que está no fim de sua vida útil em artigos novos e com valor agregado.

De acordo com Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae/RJ, essa iniciativa é a palavra do momento no mundo fashion. “Em tempos em que os avanços tecnológicos possibilitam o aprimoramento de técnicas e conceitos, nada mais adequado do que investir na redução, reutilização e reciclagem dos materiais, ainda mais quando associamos essas ideias ao setor da Moda, que já tem em sua essência uma postura de vanguarda. Essas iniciativas já fazem parte do imaginário criativo dos maiores estilistas e designers em todo o mundo e, justamente por isso, é que resolvemos trazer para o público local a tradução física e literal destes novos conceitos que unem inovação e sustentabilidade”, ressaltou.

Quem visitar o estande do Sebrae/RJ durante a Fevest, poderá dar uma pausa nas atividades da feira para descansar e desfrutar de uma boa conversa em assentos diferenciados e elaborados com tecidos e outros materiais reaproveitados, além de poder admirar esses produtos exclusivos. São bancos, cadeiras, mesa, armário, puffs, entre outros mobiliários em exposição que estão disponíveis para a utilização do público na feira.

A decoração do estande também é toda feita com material reutilizado, de acordo com os conceitos de sustentabilidade e upcycling destacados nesta edição da Fevest.

Convergência setorial

Durante a abertura oficial da 27ª edição da Fevest Festival, a presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, tratou de destacar a importância da convergência entre os segmentos da Moda, como Praia, Fitness, segmento Íntimo, Bijuterias, Joias, Folheados e Acessórios para potencializar e acelerar o desenvolvimento do setor.


Segundo a gestora, que também é presidente da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio), a união entre esses segmentos, além de fortalecer o setor, abre espaço para a criatividade e a inovação dos envolvidos nessa cadeia produtiva. “A indústria, o comércio, os pequenos e micro negócios estão atrás de novas estratégias para a retomada do crescimento e acredito que a união entre eles, somada aos esforços dos segmentos da Moda, possam ser as ferramentas fundamentais para que vislumbremos, em breve, um cenário mais positivo para todos. É justamente o trabalho feito com a união de pessoas dedicadas e competentes que possibilitou que um evento como a Fevest se consolidasse e tivesse uma visibilidade cada vez maior ao longo dos anos, não só em todo país, mas também no exterior. Por isso acredito que a convergência de ideias e a união de esforços sejam o caminho ideal para obtermos sucesso em nossos objetivos enquanto empresários e cidadãos”, destacou.

Palestras

No primeiro dia da Fevest Festival 2017º Sebrae/RJ realizou a palestra com o tema: “As 10 principais soluções de vender pela internet”.


Na quinta-feira foi a vez da palestra: “Sua empresa está online? – Conheça as oportunidades através do comércio eletrônico” que será ministrada pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM/RJ), Rodrigo Bandeira, que vai abordar a importância da interatividade que deve ocorrer entre os negócios da Moda e seu público consumidor através de ferramentas digitais como o e-commerce que contribuem significativamente para o incremento do faturamento das empresas.

Na sexta-feira (07/07) será a vez da palestra “Eco Chic: As marcas de sucesso serão éticas e sustentáveis”, ministrada por Fábio Monnerat, gerente de Marketing da empresa “CCM – Gym De Luxe”, que tratará da importância e das maneiras de como associar uma marca a princípios éticos e de sustentabilidade de acordo com valores sociais contemporâneos.

A iniciativa de realização das palestras fazem parte do projeto “Sebrae Moda Negócios”.
Para participar das palestras basta os visitantes comparecerem no auditório do Nova Friburgo Country Club, onde a feira está sendo realizada.
     
Assuntos abordados durante a abertura

Lei da Moda

A cerimônia de abertura da 27ª edição da Fevest Festival não foi um momento reservado apenas às comemorações pela estrutura e realização do evento e desfiles, mas também para serem abordados temas como a Lei da Moda (Lei nº 6.331/2003), que reduz a cobrança do ICMS para 2,5% a empresas do setor e que corre o risco de ser revogada em razão da crise financeira pela qual atravessa o Governo do Estado.

A chegada da lei, como foi destacada na cerimônia, possibilitou a conquista de incentivos fiscais para toda a cadeia produtiva da indústria da Moda, que inclui o setor têxtil e de confecção de couros, peles, calçados, artefatos e artigos de joalheria, ourivesaria e bijuteria. Com o fim da validade desta lei, estima-se que as empresas do setor passem a pagar alíquota de 20% relativa ao ICMS, o que para especialistas, inviabilizaria muitos investimentos e negócios do setor.


Procompi

Outro assunto abordado na abertura da Fevest foi a importância do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que é fruto da parceria entre o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Procompi já ajudou mais de 6 mil empresas de 17 setores industriais em todo país e tem como objetivo melhorar a competitividade das empresas em três níveis: empresarial, estrutural e sistêmica, contribuindo para o desenvolvimento local e do País.

Na atual edição do programa, 26 empresas de Moda serão capacitadas através de workshops, consultorias e palestras que vão aprimorar suas capacidades gerencial, inovadora, associativa e de sustentabilidade ambiental.

Presenças

Estiveram presentes no evento, além das representantes do Sebrae, o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), Marcelo Porto; o representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Firjan, Antônio Cesar Berenguer; o prefeito de Nova Friburgo, Renato bravo; o prefeito de Santa Maria Madalena, Beto Verbicário; e os deputados estaduais Samuel Malafaia e Anderson Nogueira, que segundo as autoridades presentes, têm contribuído para mobilizar outros parlamentares do Estado em favor da prorrogação da Lei da Moda.

A Fevest é uma feira de negócios voltada para compradores do Brasil e do exterior, e reconhecida como uma das principais plataformas de lançamentos e tendências. Na edição de 2016, a feira recebeu aproximadamente 20 mil visitantes durante os cinco dias de evento, que contou com 120 expositores, entre confeccionistas e fornecedores. Foram gerados R$ 54 milhões em negócios a partir do evento do ano passado.


*Fotos Carlos Mafort

Nenhum comentário: