segunda-feira, 23 de abril de 2018

Unidades do CRAS de Cordeiro orientam sobre ID Jovem

Criado para oferecer aos jovens o benefício da meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de garantir vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme prevê o Decreto 8.537/2015, o Programa Identidade Jovem, popularmente chamado de ID Jovem, já é uma realidade.


Com a missão de orientar os beneficiários a se adequarem para garantir a conquista dos direitos oferecidos, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro, por intermédio do setor de Cadastro Único realizou nos dias 16, 17 e 18, encontros para repassar mais detalhes aos usuários das unidades do Centro de Referência da Assistência Social dos bairros Rodolfo, Lavrinhas e Manancial.

Segundo a equipe de atuação dos CRAS, todos os encontros foram positivos, pois conseguiram mobilizar os jovens, com idade entre 15 e 29 anos, fazê-los compreender os seus direitos, todos descritos no Estatuto da Juventude, e orientá-los sobre o passo a passo para a participação no Programa Identidade Jovem (ID Jovem).

De acordo com a regulamentação, para obter os benefícios é preciso possuir idade entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não; estar inscrito no CadÚnico, com NIS ativo e informações atualizadas há pelo menos dois anos; e ter renda familiar de até dois salários mínimos. O Identidade Jovem pode ser feito pelo aplicativo de smartphones ou pelo site da Caixa Econômica Federal.

Após o cadastro, os jovens poderão então desfrutar dos seguintes benefícios: Meia-entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol e quaisquer outras áreas culturais e artísticas; e reserva de assentos em viagens interestaduais, dois assentos com 100% de gratuidade e dois assentos com no mínimo de 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válido em ônibus, trens e barcos de classe convencional, dentre outros.

 Caso necessitem de ajuda, os jovens que se enquadram nesses critérios e queiram adquirir sua Identidade Jovem podem comparecer ao seu CRAS de referência para mais informações”, esclareceu  Letícia Reis, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro.

Nenhum comentário: