A votação se fará das 8h às 17h em diversos locais de votação espalhadas por toda a cidade de Nova Friburgo e distritos rurais do município. Para votar o eleitor deve levar o seu titulo eleitoral e/ou um documento de identidade com foto. Para justificar ausência do seu domicilio eleitoral deve-se justificar em qualquer posto de votação da Justiça Eleitoral por meio de formulário que é distribuído gratuitamente nos cartórios eleitorais, locais de votação ou estão disponíveis na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na Internet.
O eleitor que não souber seu local de votação poderá obter a informação no site do Tribunal Superior Eleitoral. Para saber qual a sua seção eleitoral o eleitor precisa apenas clicar no ícone Título e Local de Votação, localizado na coluna esquerda da página principal. Para isso, é necessário ter em mãos o número do título de eleitor. Caso o eleitor não tenha o número do título, deverá consultar o site do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado ou procurar o Cartório Eleitoral da sua cidade para obter a informação.
O voto é obrigatório para os cidadãos alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos. Para os jovens entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos, analfabetos e inválidos o voto é facultativo.
A urna-eletrônica é um meio seguro de votação, portanto, não acredite se algum candidato ou cabo eleitoral lhe disser que tem como saber em quem você votou. Isso é apenas uma forma de intimidação.
COMO VOTAR NA URNA ELETRÔNICA
VOTAR NO VEREADOR: Digitar o número do vereador e depois pressionar a tecla verde CONFIRMA.
VOTAR NO PREFEITO: Digitar o número do partido do prefeito e depois pressionar a tecla verde CONFIRMA.
EM BRANCO: - Basta pressionar a tecla – BRANCO - e, em seguida, a tecla verde CONFIRMA.
O VOTO NULO: o voto será considerado NULO se o eleitor digitar um número de candidato ou partido inexistente e apertar a tecla verde CONFIRMA. Para evitar a anulação do voto, o eleitor pode levar anotado o número do prefeito e vereador nos quais quiser votar. Votar nulo representará a vitória do candidato que obtiver mais votos válidos. A não validação do voto ou voto nulo ou a não participação no processo eleitoral é uma alienação cívica e política prejudicial ao eleitor potencial e a todo o cidadão brasileiro.
Vote Consciente!
Um comentário:
Desafios de Nova FriburgoAgora acabou-se, saiu o resultado das eleições 2008.Que o candidato eleito promova o resgate, primeiro, da auto-estima do friburguense; para em um segundo momento pôr ordem na casa.Se teremos trem ou não, só o tempo irá dizer; no entanto é premente que tenhamos projetos para alavancar a cidade, tirá-la desta estagnação.Cuidar da área social é importante, mas apenas se falar em hospital e creches, como comprovou o resultado da eleição não é importante.O que importa é por ordem na cidade, acabar com essa bagunça que é o trânsito, deslanchar o estacionamento rotativo, pois em qualquer lugar civilizado, por menor que seja, o transporte de massa tem a prioridade.Estamos realmente necessitando de finalmente, entrarmos no século 21. Que aqueles que foram escolhidos pelas urnas, respeitem essa delegação que lhes foram concedidas nas urnas, e, ao eleitor, que fiscalize àquele escolhido na urna nesse dia 05 de outubro.Carlos Almo - CÔNEGOcarlosalmo@gmail.com
Postar um comentário