sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Protesto contra o fechamento do escritório do IBAMA em Nova Friburgo

Como ambientalista quero registrar o meu protesto contra qualquer decisão de fechar o escritório do IBAMA em nossa cidade.

Segundo o parágrafo 4° do artigo 225 da Constituição Federal, tanto a Mata Atlântica quanto a Serra do Mar são considerados como "patrimônio nacional" e devem receber "condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais".
Com base neste mencionado dispositivo da Lei Maior do país, pode-se afirmar que a nossa região recebeu uma dupla proteção, uma vez que estamos situados tanto na parte norte da Serra do Mar quanto no ecossistema da Mata Atlântica, tendo por aqui significativas amostras do pouco que restou dessa magnífica floresta que vem sendo devastada da pior maneira desde a era colonial.

Acrescente-se que a presença de um órgão ambiental federal na cidade de Nova Friburgo é algo a meu ver estratégico para se levar adiante a efetivação do corredor de biodiversidade do centro-norte fluminense, com a possibilidade de assegurar a continuidade de florestas desde o Parque Estadual do Desengano, sediado em Santa Maria Madalena, até o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis/Petrópolis.

Ora, se Nova Friburgo e região passarem a ser atendidos pelo IBAMA de Campos, ou de Juiz de Fora, conforme poderá ocorrer na hipótese de fechamento do escritório local do instituto, haverá uma enorme dificuldade de atendimento das demandas oriundas daqui. Isto porque, além de Campos estar bem distante de nossa cidade (mais longe até do que as cidades do Rio de Janeiro e Niterói), o acesso rodoviário é distante, sendo que as necessidades da parte norte Serra do Mar serão divididas com o atendimento de solicitações vindas da região canavieira, da costa marítima e das serras situadas nas divisas com o Espírito Santo e Minas Gerais, tornando morosa e ineficiente a atuação do IBAMA.

Sendo assim, apelo para o bom senso de nossas autoridades ambientais para que não se esqueçam da importância ecológica de nossa região.

Nestes termos, aguardo um melhor posicionamento da direção nacional do IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: