sábado, 10 de janeiro de 2009

Autran anuncia mudanças no trânsito

O superintendente da Autarquia de Trânsito de Nova Friburgo (Autran), coronel Hudson Aguiar Miranda, se reuniu na tarde do dia 7 com comerciantes e empresários da cidade, para apresentação dos projetos de ordem urbana e conduta no trânsito.

Segundo o coronel Hudson, que já foi comandante geral da Polícia Militar, Nova Friburgo está inserida em um cenário de desordem urbana. Em um tour realizado na cidade pela equipe do superintendente, vários desvios de postura foram detectados.

O quadro geral da desordem urbana apresentado pelo coronel iniciou o debate acerca das soluções para o problema. A princípio foram sugeridas mudanças nas áreas e períodos de carga e descarga de caminhões. De acordo com o superintendente da Autran, é necessário que o tempo desse desembarque de mercadorias ocorra entre 6h e 9h, com o horário noturno das 19h às 21h. A alteração causou ampla discussão entre os comerciantes, que já solicitaram um aumento deste período de tempo.

Estacionamento rotativo

Além da alteração do trânsito de caminhões no centro da cidade, a Autran prepara ainda uma modificação mais profunda. Será implantada ainda nos primeiros meses de governo uma zona de estacionamento rotativo em 29 ruas e trechos de ruas da parte central de Nova Friburgo. O projeto, aplaudido pelos empresários e comerciantes, ainda passará por alguns ajustes até ser divulgado, mas já promete ser decisivo no desafogamento do tráfego e na vida do motorista, que terá mais opções de estacionamento nas vias públicas.

Policiamento ostensivo

O coronel Hudson assumirá em breve a Secretaria de Ordem Urbana, que trabalhará em conjunto com a Autran, a Guarda Municipal, o Departamento de Posturas e a Defesa Civil, a fim de promover ações que minimizem os efeitos do caos urbano instalado na cidade. Entre as mudanças previstas está a intensificação do trabalho de patrulhamento dos guardas municipais em pontos estratégicos do município, com a parceria do 11º Batalhão de Polícia Militar.

Além da vigilância estratégica promovida pela secretaria e pelo batalhão da PM, todas as áreas próximas às agências bancárias receberão policiamento ostensivo nos dez primeiros dias do mês, período de acréscimo na demanda dos bancos. O coronel Hudson sugere aos correntistas e pensionistas que não retirem grandes valores nos caixas, buscando, em caso de insegurança, o auxílio dos guardas e policiais. Coronel Hudson ainda fará um apelo ao coronel Robson Silva, da Polícia Militar, para que o efetivo da PM à paisana seja reforçado nas áreas próximas às agências bancárias.

Fonte: AVS de 11/01/09

Nenhum comentário: