Não estou satisfeito com o adiamento da implantação do estacionamento rotativo que estava previsto para o final deste mês de março, conforme li na edição de 25/03/2009 do jornal A Voz da Serra.
Acho fundamental a redução de veículos individuais nas ruas da cidade, não só para descongestionar o trânsito mas também para reduzir a poluição atmosférica.
A meu ver, se a cidade almeja o desenvolvimento dos transportes coletivos (trem, ônibus e etc) é necessário criar uma necessidade a fim de que as pessoas busquem esta alternativa ao invés de desfilarem com os seus automóveis ou do contrário poucos utilizarão o futuro monotrilho suspenso.
Em cidades européias, os motoristas pagam não somente para estacionar como também lhes é cobrado um pedágio para poderem circular com os seus automóveis pelas ruas, idéia esta que deveria ser importada para cá.
Infelizmente o brasileiro tem a errada mania de fazer do automóvel de passeio um meio de status social, bem este que na verdade deveria ser apenas adquirido por questão de uma real necessidade.
Ora, até quando as pessoas continuarão pensando que é chique emitir monóxido de carbono pelos canos de descarga de seus brinquedinhos de consumo, contribuindo para o aumento do efeito estufa e ainda intoxicando tanto os seres humanos quanto os animais que também respiram?
Sinceramente, eu gostaria muito que nas ruas centrais de Nova Friburgo nem circulassem automóveis e que a Prefeitura construísse belos calçadões fechando o trânsito da Alberto Braune, ampliando as praças Getúlio Vargas e Demerval Barbosa Moreira, trocando a rodoviária de integração pela bilhetagem eletrônica, construindo novas ciclovias e, finalmente, transformando a cidade num verdadeiro shopping a céu aberto. E, quando isto acontecer, estaremos de fato criando condições para que o transporte coletivo seja mais utilizado.
Espero que a idéia do estacionamento rotativo torne-se logo uma realidade em Nova Friburgo. Pois, ainda que não seja uma medida suficiente para resolver de vez o problema do uso excessivo do automóvel, ao menso fará com que os motoristas pensem duas vezes antes de retirar seus carros da garagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário